26/09/2022 às 15h17min - Atualizada em 26/09/2022 às 15h17min
Alcoa promove mais uma edição do Cultivando a Mata Atlântica no Parque Ambiental
FONTE E FOTO: Opção Comunicação - Assessoria de Imprensa Alcoa Poços de Caldas
Alunos da Escola Sérgio de Freitas Pacheco no encerramento do Programa c
Edição totalmente presencial após a pandemia, o programa reuniu alunos três escolas municipais e uma estadual de Poços de Caldas
A Alcoa encerrou mais uma edição do Programa Cultivando a Mata Atlântica, a primeira totalmente presencial após a pandemia. Realizado entre os meses de maio e agosto, o Programa reuniu 110 alunos do sétimo ano do Ensino Fundamental das escolas municipais Sérgio de Freitas Pacheco, José Avelino de Melo e Raphael Sanches, e da Escola Estadual Prof. José de Castro Araújo, todas de Poços de Caldas.
Durante os cinco encontros - sendo três deles no Parque Ambiental da Alcoa Poços de Caldas e os outros dois no Jardim Botânico e no Zoo das Aves -, os alunos estudaram e participaram de atividades práticas sobre biodiversidade, biomas e a Mata Atlântica, conservação de recursos naturais (água), importância de preservar a floresta, consequências das queimadas, além da flora e fauna, comércio ilegal de animais, mineração sustentável, reabilitação de áreas mineradas e a importância do alumínio no dia a dia das pessoas. No encerramento, receberam certificado de participação e muda de árvore nativa produzida no Viveiro de Mudas da Alcoa.
Para Rosa Aparecida da Silva Xavier, professora de Ciências da Escola José Avelino de Melo, o programa foi excelente e os alunos adoraram. “Foi muito bom e proveitoso em todos os sentidos”, conta. “Além de saírem do ambiente da escola e conhecerem novos lugares, uma oportunidade rara para eles que moram e estudam na zona rural, o aprendizado na prática, sem dúvida, contribuirá muito com o desempenho dos nossos alunos na sala de aula. Só temos a agradecer esta oportunidade.”
Ivani Barzagli, professora de Geografia da Escola Sérgio de Freitas Pacheco, também demonstra sua satisfação em relação ao Programa. “Este tipo de programa contribui muito com a aprendizagem dos alunos e complementa o que eles estudam na sala de aula”, comenta. “Na minha disciplina estudamos, no sétimo ano, o Brasil, compreendendo a geografia, clima, biomas etc. Muito disso eles viram, na prática, durante os cinco encontros.”
O Programa Cultivando a Mata Atlântica é realizado desde 2104, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, Superintendência Regional de Ensino, Fundação Jardim Botânico, Zoo das Aves e a Consultoria Enutrium, e já atendeu mais de dois mil alunos da rede pública de ensino de Poços de Caldas.