Brand-News Publicidade 1200x90
Brand-News Publicidade 728x90
22/09/2022 às 15h53min - Atualizada em 22/09/2022 às 15h53min

Monte Verde (MG) tem previsão de frio intenso até o fim de semana e abre a primavera com charme do inverno

FONTE: Rafael Franco - WGO Comunicação - FOTO: Silvia Urias
Estação das flores começa com previsão de mínimas de 3ºC a 5ºC entre sexta-feira e domingo
 
Conhecida como estação das flores, a primavera começa oficialmente nesta quinta-feira (22) ainda com clima de inverno em Monte Verde, no sul de Minas. A previsão é de baixas temperaturas até domingo no distrito, eleito o 6º lugar mais acolhedor do mundo no Traveller Review Awards 2022, prêmio realizado pelo site de reservas Booking.com.

Segundo os institutos meteorológicos, as temperaturas começarão a cair de forma significativa na sexta-feira (23), quando a mínima prevista é de 4ºC. O The Weather Channel também aponta que, para o final de semana, as temperaturas serão ainda mais baixas, variando entre 3ºC, no sábado, e 5ºC, no domingo. A chuva que caiu nessa semana deve continuar até esta quinta, dando uma folga na sexta e no sábado.

“Os volumes de chuva em Monte Verde para o final deste inverno são bastante significativos para essa época do ano, e as temperaturas mínimas deverão ficar entre 4ºC e 5ºC entre sexta-feira e domingo, pelo apanhado de medições que eu fiz nas estações meteorológicas”, afirma Nelson Pacheco, conhecido como o “Senhor do Tempo”, e que há anos coleta os dados das estações locais.

Natureza exuberante realçada pelas flores da primavera
 
Encravado na Serra da Mantiqueira e situado a 1,6 mil metros de altitude, Monte Verde tem a sua vegetação de Mata Atlântica realçada com o desabrochar das flores na primavera. Um dos destaques entre as principais marcas registradas da natureza do distrito nesta estação do ano são as margaridas, espalhadas por todos os cantos e cujas cores amarela e branca ficam mais vivas nesta época. As hortênsias, por sua vez, também brilham no distrito com as suas variações de tonalidade entre o rosa, o azul e o roxo.

Bromélias, calêndulas, tulipas, lavandas e petúnias estão entre as outras flores que, na primavera, deixam o distrito ainda mais deslumbrante para os visitantes, que, no inverno, já desfrutam da beleza proporcionada por azaleias, rododendros, glicínias e cerejeiras, plantas adaptadas ao clima frio do distrito.

“Esta época, para mim, é a mais agradável do ano em Monte Verde. A paisagem fica mais bonita e as temperaturas são boas durante a estação. A Mantiqueira tem muitas flores, tanto as que são nativas quanto as que vieram para cá e foram introduzidas, como é o caso das margaridas, que não são daqui, mas fazem parte da paisagem local há bastante tempo”, destaca Tiago Mentor, escritor e morador do distrito, que também indicou dicas de roteiros para a primavera.

“O parque do Pinheiro Velho, bem no centrinho do distrito, é ideal para toda a família, é um passeio bem fácil e que não exige preparo físico. Outro lugar que indico é o parque Gato de Botas, ideal para fazer fotos e piqueniques”, reforça.

E são muitas as atrações para quem pretende desfrutar das belezas naturais do distrito de Camanducaia. A começar pela avenida principal, onde as petúnias, colocadas nas floreiras espalhadas pela via, impressionam quem está passando por ali. Já as opções de hospedagem cercadas por árvores, como as tradicionais araucárias, jardins, bosques e montanhas, também são diversas.
Os próprios nomes das hospedagens já indicam que são localidades com natureza privilegiada, como o hotel Portal das Videiras, as pousadas Cerejeiras, Gressoney Mountain, Jardim Monte Verde, Spa Mirante da Colyna, Suíça Mineira Garden, Vale das Flores, Águia Dourada e Villa do Sol; além do Roots Resort, da Estalagem Serra de Minas e dos chalés Leopoldo e Tirol, que aparecem como boas alternativas para os visitantes.

“Com suas florestas nativas e inúmeras flores silvestres, Monte Verde é sempre lindíssimo durante a primavera, e uma de suas principais características nesta época do ano é a de que o distrito fica tomado pelas margaridas. E vale lembrar que isso acontece depois do belo cenário que também é proporcionado pelo inverno, quando surgem as primeiras floradas. São duas estações imperdíveis para os visitantes que podem curtir a natureza local”, ressalta Silvia Urias, gestora da MOVE, a Agência de Desenvolvimento de Monte Verde e Região.

Já entre os passeios em que o contato com as áreas verdes são excelentes motivos para quem os faz, o Parque Oschin, com 45 mil m² de natureza exuberante, realçada por araucárias e xaxins centenários, é destino “obrigatório” durante a primavera. O mesmo vale para a Fazenda Radical, atração também instalada em um amplo espaço arborizado no distrito e onde é possível praticar sete principais atividades oferecidas: mega tirolesa, arvorismo, escalada, arco e flecha, passeios de quadriciclo e UTV off-road, tirolesa infantil e slackline.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.