14/09/2022 às 15h54min - Atualizada em 14/09/2022 às 15h54min
+ DO TURISMO - 14/09
C
Amazônia do alto: escalada em árvores permite explorar a floresta de forma inusitada
A atividade é oferecida por hotéis de selva como o Juma Amazon Lodge
Já pensou em explorar a vastidão da Amazônia do alto? Que tal então escalar as mais altas árvores para ganhar um ponto de vista mais do que privilegiado da floresta? Esta atividade é possível em hotéis de selva como o Juma Amazon Lodge, que fica em Autazes (AM), a três horas de Manaus.
Graças a uma parceria com a empresa especializada Amazon Tree Climbing, os hóspedes podem vivenciar esta emoção com toda a segurança. Após um curto traslado em barcos do hotel, os aventureiros chegam às árvores escolhidas - castanheiras de até 40 metros de altura -, vestem os equipamentos (capacete, ascensor com punho e cadeirinha), recebem as instruções dos guias e partem para o topo. É incrível chegar tão perto dos pássaros e observar os rios e a vegetação de outro ângulo. No final, basta fazer um rapel para voltar ao solo.
Até crianças maiores de 3 anos e idosos conseguem participar, pois quem tem dificuldade de controlar a corda pode ser içado pelos instrutores.
Saiba mais em https://jumalodge.com.br/blog/escalada-em-arvores-na-floresta-amazonica/.
Localizado em Autazes, a 100 quilômetros de Manaus (AM), o Juma Amazon Lodge conta com 19 bangalôs construídos sobre palafitas na copa das árvores. Sua infraestrutura inclui piscina de rio, restaurante, redário, torre de observação e museu com informações sobre a Amazônia. Já a hospedagem contempla traslados a partir de Manaus, todas as refeições e passeios com o acompanhamento de guias especializados.
O hotel tem uma grande preocupação com o meio ambiente. Tanto que em 2022 inaugurou uma usina solar que o tornou 100% sustentável, graças a um investimento de milhões de reais que gerou uma economia enorme de combustível, e também um sistema de biogás que aumenta a eficiência do tratamento de resíduos orgânicos e reduz em até oito toneladas por ano as emissões de carbono.
Mais informações em www.jumalodge.com.br.
FONTE E FOTO: AD Comunicação & Marketing
Cidade de Socorro lançará 4° Festival Ecogastronômico e Temporada da Aventura no Cittaslow Sunday
Um dos festivais mais esperados da Estância Hidromineral de Socorro - cidade turística do Circuito das Águas Paulista e referência em aventura e ecoturismo - é o que valoriza ingredientes e comidas locais, que este ano passa a se chamar Festival Ecogastronômico. “Estamos em um processo de enfatizar o bem viver, ecologia e preservação, tanto que este ano a cidade ganhou as certificações Cittaslow e BRAZTOA de Sustentabilidade, relacionadas a estes temas”, afirma Eduardo Bovi, presidente da Associação de Turismo da Estância de Socorro (ASTUR). “Nada mais coerente que envolver isso ao festival, que incentiva ainda mais o uso de ingredientes frescos e produzidos sem agrotóxicos, procurando preservar o sabor dos alimentos e a consciência ambiental na produção agrícola”, explica.
A base da ecogastronomia é devolver ao alimento a dignidade cultural, respeitar o alimento e o agricultor, usar de forma consciente os recursos naturais e proteger espécies vegetais e animais, para auxiliar na defesa da cozinha típica regional, dos produtos saudáveis e saborosos e do prazer da alimentação. Para comemorar este importante passo do festival, o lançamento dele será no dia 25 de setembro no Cittaslow Sunday - um dia dedicado a divulgar atividades, serviços e estabelecimentos envolvidos no conceito de viver e curtir a vida mais lentamente - que acontecerá no Parque da Cidade, com entrada gratuita, das 9h às 18h.
O festival acontecerá de 01 a 31 de outubro, quando será possível experimentar pratos, petiscos e guloseimas deliciosas com mandioca e banana - ingredientes obrigatórios desta edição - em estabelecimentos como Lá Rivière Bistrô, Lion Bar e Restaurante, Nono Alpi, Pedra Bela Vista, Restaurante do Nicó, Restaurante São Benedito, Ristorante D’Napoli, Rock & Soul Music Bar e Trilha Café.
Também será lançada no Cittaslow Sunday a Temporada da Aventura com um sistema de Clube de Vantagens. A ideia é bem simples: fez alguma atividade de aventura nos estabelecimentos participantes (entre eles Campo dos Sonhos, Camping Boaretto - Parque Vale das Pedras, Camptraining, Colina dos Sonhos, Mundaka Aventura, Ora Road, Parque dos Sonhos, Parque Monjolinho, Pedra Bela Vista, Gruta do Anjo, PróximAventura, Rios de Aventura e Ronaventura), ganha descontos em outras empresas ligadas ao turismo, de acordo com o valor consumido. A Temporada será de 25 de setembro a 30 de novembro.
Em ação simultânea, o consumo dos pratos do Festival Ecogastronômico também resultará em pontos no Clube de Vantagens e juntos com os pontos de atividades de aventura poderão ser trocados.
FONTE: Vanessa Gianellini Comunicação - VGCOM - [email protected]