Brand-News Publicidade 1200x90
14/09/2022 às 16h26min - Atualizada em 14/09/2022 às 16h26min

Com mais de 250 espécies, Monte Verde se destaca como destino para observação de aves

FONTE: WGO Comunicação - FOTO: André Menini
Saíra-douradinha é uma das espécies que podem ser encontradas em Monte Verde
c 
Com natureza exuberante, distrito de Camanducaia abriga grande diversidade e é um local privilegiado para prática do birdwatching na Serra da Mantiqueira
 
Situado a mais de 1,6 mil metros de altitude na Serra da Mantiqueira, o distrito de Monte Verde, no sul de Minas Gerais, tem como um de seus principais atrativos a natureza exuberante, sendo um local privilegiado para a observação de aves. De acordo com o portal WikiAves, um dos mais respeitados entre os sites que catalogam informações sobre este tipo de animal, a última pesquisa realizada em Monte Verde apontou a existência de 261 espécies, sendo que 258 delas puderam ser registradas em fotografias.

A procura pela prática do chamado birdwatching tem sido crescente em Monte Verde, que está localizada em uma área de Mata Atlântica com uma vegetação rica e com clima típico de altitude - uma condição geográfica propícia para muitos pássaros viverem, conforme explica o ornitólogo André Menini. “Por fazer parte da Serra da Mantiqueira, em uma grande cadeia de montanhas, Monte Verde tem variados pontos que são um abrigo para diversas espécies que evoluíram nessas altitudes, onde alguns passarinhos só podem ser vistos em muito por conta da umidade e do clima local. Acaba sendo um lugar especial, porque o distrito possui várias vegetações que são muito importantes para diversos grupos de aves, principalmente as florestas de araucárias”, ressalta.
 
Rebecca Wagner, presidente da MOVE (Agência de Desenvolvimento de Monte Verde e Região), destaca que o distrito de Camanducaia tem recebido com frequência a visita de turistas e profissionais do ramo que chegam por conta do grande número de aves que podem ser vistas na natureza local. “Neste período de fim de inverno e início de primavera, período no qual a maioria dos pássaros costuma se acasalar na região, nós temos um aumento de turistas que buscam Monte Verde para observar pássaros, ou passarinhar, como a prática também é chamada.”

Segundo André Menini, o período entre agosto e dezembro é considerado o melhor para o birdwatching porque os pássaros ficam mais ativos durante essa época de acasalamento. “Tem muitas árvores nestas altitudes que são especiais para algumas aves, como papagaio-de-peito-roxo, gavião-de-sobre-branco, gavião-pega-macaco, grimpeiro e o caneleirinho-de-chapéu-preto, espécies que precisam de grandes áreas conservadas, e especialmente com altitudes, para poderem existir”, diz o ornitólogo. “E podemos encontrar em Monte Verde outros belos pássaros: tiriba-da-testa-vermelha, saíra-douradinha, peito-pinhão, quete-do-sudeste, pica-pau-rei, pica-pau-dourado, choquinha-da-serra e matracão”, completa o especialista. 
 
As condições da natureza local também são enaltecidas por Riuvânio Rodrigues, biólogo da Escola de Falcoaria de Monte Verde, que realiza um trabalho socioambiental no distrito de Camanducaia. Uma das atribuições dele é cuidar de aves recolhidas durante operações policiais. Além disso, o local oferece aos visitantes um contato especial com aves, como corujas, falcões e gaviões.

“Estou aqui em Monte Verde há seis anos e tenho observado algumas aves que gostam de migrar para cá, principalmente no inverno. Fiquei encantado com a presença do gavião-pega-macaco, uma das pequenas águias brasileiras e que não é facilmente vista em outros lugares. Aqui, eu consigo vê-las quase todos os dias. E tenho visto também algumas corujas que são muito interessantes de serem observadas”, enfatiza Rodrigues. “Monte Verde é um lugar diferenciado. Vejo muitas aves exóticas nas minhas andanças aqui. E, normalmente, só uma pessoa com um olho experiente para isso vai conseguir identificar essas espécies, que são atraídas por causa desta natureza privilegiada”, reforça.

Diante dessa perspectiva de poder observar belos e raros pássaros em Monte Verde, Menini apontou algumas dicas de locais vistos como propícios para isso acontecer: “Os matos de altitude e as matas de araucária potencializam demais a diversidade em áreas preservadas, como ocorre, por exemplo, na trilha da Pedra Redonda, além da trilha que desce para São Francisco Xavier (SP), onde tem macacos muriquis. Monte Verde tem um chamariz infinito para trazer as pessoas para observarem não só as aves, mas a natureza de uma forma geral.”

Além desses locais citados por Menini, as trilhas do Pinheiro Velho e das Corredeiras do Itapuá, que ficam próximas a rios, são outros dois bons pontos para observação de pássaros, pois esse curso de água garante a existência de árvores frutíferas, que nesta época do ano também estão com muitas flores e atraem um grande número de aves. Uma delas é o beija-flor chamado besourinho-de-bico-vermelho, que mede cerca de 8,5 centímetros e pesa em torno de 3,5 gramas, sendo uma das menores do mundo de sua espécie.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.