Brand-News Publicidade 1200x90
14/09/2022 às 15h21min - Atualizada em 14/09/2022 às 15h21min

Poços de Caldas conhece experiência do único município de língua portuguesa a integrar a Rede de Cidades Criativas da Unesco na área de Literatura

FONTE E FOTO: Secretaria Municipal de Comunicação Social da Prefeitura de Poços de Caldas
c 
Poços deve se candidatar ao mesmo título no próximo edital, em junho de 2023
 
O vice-prefeito Júlio César de Freitas recebeu em seu gabinete, na última sexta-feira (9), a comitiva de Óbidos (Portugal), único município em Língua Portuguesa a integrar a Rede de Cidades Criativas da Unesco na área de Literatura. Poços de Caldas pretende se candidatar junto à Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) no próximo edital, em junho de 2023, na temática da Literatura.
 
Ana Margarida Reis, Célia Sousa e Telmo Sousa Felix estiveram na cidade para participar do Flipoços 2022 e também cumpriram agenda com o vice-prefeito. O encontro contou, ainda, com os secretários municipais de Turismo, Ricardo Fonseca; de Cultura, Gustavo Dutra; e Administração e Gestão de Pessoas, Ana Alice de Souza
“É uma oportunidade única podermos trocar experiências junto a pessoas envolvidas no projeto que culminou com a conquista deste selo internacional para Óbidos, primeira e, até o momento, única cidade em Língua Portuguesa a estar na Rede de Cidades Criativas da Unesco na área da Literatura. Poços de Caldas vem se preparando para sua candidatura e conhecer a experiência exitosa da cidade portuguesa será de grande auxílio no trabalho em conjunto que vem sendo realizado”, destacou o vice-prefeito Júlio César de Freitas. 
 
Há cerca de três anos, um grupo de voluntários que reúne representantes de 170 cidades do Sul de Minas trabalha para que Poços de Caldas faça parte da Rede de Cidades Criativas da Unesco. As ações estão sendo executadas por membros do Polígono Sul-mineiro do Livro, além do Comitê Organizador da “Poços Literária”, título do projeto.
 
“O que fica evidente para nós, nesta conversa com os representantes de Óbidos, é a importância fundamental do trabalho em rede. Por isso, destaco o trabalho do Polígono Sul-mineiro. Agradecemos pela visita e pelo compartilhamento de experiências que, certamente, vão nos ajudar a avançar”, ressaltou o secretário de Turismo, Ricardo Fonseca. 
Para o secretário municipal de Cultura, Gustavo Dutra, o encontro não poderia ter acontecido em momento mais oportuno. “São muitas as datas comemorativas ligadas à literatura em Língua Portuguesa celebradas em 2022, como o centenário de Saramago e da Semana de Arte Moderna, movimento fundamental na história da arte e da cultura brasileira, o que torna esse encontro ainda mais significativo”, afirmou. 
 
SELO INTERNACIONAL - Durante o Flipoços, os representantes de Óbidos participaram da mesa “Cidades Criativas da Literatura - A importância do selo internacional para Poços de Caldas e todo território literário sul-mineiro”. A adesão de Óbidos à Rede de Cidades Criativas inclui, entre outros fatores, a Vila Literária, desenvolvida desde 2011, projeto literário e artístico único no contexto das manifestações artísticas e culturais que se realizam em Portugal, cuja qualidade tem o reconhecimento da comunidade local, regional, nacional e internacional, tanto do público, como dos seus pares em âmbito local e mundial: Rede UNESCO das Cidades Criativas, IOB-International Organisation of Booktowns e Festivais Literários Internacionais.
Em Óbidos, há livrarias em locais como igrejas, mercados e linhas de ônibus. “À parte isso, temos feito um grande investimento educacional e também na nossa comunidade porque não basta dizermos que somos essa cidade da literatura quando a nossa comunidade não bebe e não assimila essa literatura como nós desejamos”, disse Ana Margarida durante a mesa sobre Cidades Criativas no Flipoços.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.