12/09/2022 às 15h33min - Atualizada em 12/09/2022 às 15h33min
NOTAS RÁPIDAS - 12/09
FEBRE DE ÁLBUM DA COPA LEVA FÃS AO DESESPERO COM FALTA DE FIGURINHAS NAS BANCAS
Não consegue encontrar figurinhas? Você não está sozinho. Aqui no Brasil, o Procon de São Paulo pediu na semana passada à Panini local, informações sobre a distribuição de álbuns e figurinhas após receber 432 reclamações sobre falta dos produtos.
Entre outras coisas, a empresa foi consultada sobre o volume de material vendido, preços e prazos de distribuição, bem como as respostas sobre reclamações por falta ou atraso na entrega.
A falta de figurinhas na Argentina chegou a motivar até um protesto no fim de agosto em frente aos escritórios do distribuidor oficial da Panini e inflacionou os preços nos mercados paralelos. Isso vem ocorrendo também em vários países da América Latina.
FONTE: BBC Brasil
DORMIR MENOS DEIXA AS PESSOAS MAIS EGOÍSTAS, INDICAM PESQUISAS
Dormir menos afeta a escolha de ajudar os outros e torna o ser humano mais egoísta, apontam pesquisas realizadas nos Estados Unidos e publicadas em conjunto na revista científica Plos Biology. O que Eti Ben Simon, Raphael Vallat, Aubrey Rossi e Matthew Walker descobriram foi que tanto a privação total de sono, como uma noite sem dormir, quanto uma redução modesta no tempo de descanso reduzem a solidariedade.
FONTE: Folha S.Paulo
ENFERMEIRA QUE SENTE “CHEIRO” DO PARKINSON AJUDA A CRIAR TESTE PARA DOENÇA
Um teste para o diagnóstico de Parkinson que leva apenas três minutos está sendo desenvolvido por pesquisadores da Universidade de Manchester, no Reino Unido. Publicado no periódico científico “Journal of the American Chemical Society”, o trabalho foi inspirado pela enfermeira aposentada Joy Milne. Ela tem hiperosmia hereditária, uma condição caracterizada por um olfato muito apurado, e consegue identificar pacientes da doença apenas pelo cheiro.
O princípio fundamental do exame é analisar a massa e a composição química das moléculas do sebo utilizando uma técnica chamada espectrometria de massa. Para isso, um pouco da substância é coletada das costas do paciente de forma simples e não invasiva, usando um swab de algodão.
O próximo passo para a equipe de pesquisadores é tornar o teste um método clínico para o diagnóstico do distúrbio.
A doença de Parkinson é um distúrbio degenerativo do sistema nervoso central. Crônica e progressiva, ela ocorre quando há uma diminuição expressiva da produção de dopamina, substância neurotransmissora que ajuda as células do sistema nervoso a transportar mensagens entre elas.
Fonte: CNN Brasil
VIU POST E QUER MOSTRAR PARA OS OUTROS?
Não é de hoje que os usuários de redes sociais costumam repostar publicações, porém, é necessário utilizar diferentes aplicativos ou ferramentas de fora para conseguir fazê-lo. O Instagram agora diz que testa uma forma de você republicar algum conteúdo de forma nativa e está disponível - ainda não há data para lançamento para todas as pessoas.
A rede confirmou ao site "TechCrunch" que tem feito testes com a funcionalidade. "Estamos explorando a habilidade de republicar posts no Feed - parecido com o recurso de compartilhar dos Stories. Assim, as pessoas podem compartilhar algo que tem a ver com elas, e os criadores originais são creditados pelos seus trabalhos", disse um porta-voz do Instagram.
Os primeiros sinais do teste do Instagram foram reportados por Alessandro Paluzzi, um desenvolvedor italiano que publicou no Twitter uma aba de apresentação da nova funcionalidade.
FONTE: Siouxsie Rigueiras - Colaboração para Tilt - UOL
RECURSO DESTINADO À SANTA CASA DE POÇOS PELO TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 1ª REGIÃO AJUDA NA AQUISIÇÃO DE MATERIAIS E EQUIPAMENTOS MÉDICOS
A Santa Casa de Poços de Caldas foi contemplada com um recurso do Tribunal Regional Federal da 1ª Região que disponibilizou ao hospital uma verba de R$ 27.814,43 para a aquisição de materiais e equipamentos médicos a serem utilizados pelos profissionais da saúde no combate da pandemia da Covid-19.
A Santa Casa destinou a verba para a compra de luvas de procedimento tamanho P e M e máscaras cirúrgicas. O material já está no hospital e está sendo usado pelos colaboradores.
FONTE: Assessoria de Imprensa da Santa Casa