08/09/2022 às 15h54min - Atualizada em 08/09/2022 às 15h54min
São Luís comemora 410 anos neste 8 de setembro, investindo na rica história e cultura maranhense
FONTE: Flavia Fusco - [email protected] - FOTOS: Divulgação
Fofão: símbolo do carnaval de rua maranhense - Foto: Meireles Junior C
O Projeto História em Movimento é uma exposição histórica e fotográfica que irá acontecer nos terminais de ônibus da cidade. Ele foi idealizado por Cassia Melo, que deixou São Paulo há 20 anos, impulsionada pela certeza que a cultura fomenta a educação e transforma realidades
O projeto História em Movimento celebra os 410 anos de São Luís, capital do Maranhão, no dia 8 de setembro. A exposição histórica e fotográfica irá acontecer nos cinco terminais de ônibus da cidade, de maneira itinerante, durante todo o mês de setembro. Os terminais recebem mais de 800 mil usuários por dia e serão decorados com painéis em grandes formatos que fazem um resgate da história da cidade e de seu patrimônio histórico, arquitetônico e cultural, como o sincretismo religioso e o bumba meu boi. Entre as imagens estão registros das transformações da Rua do Giz, uma das mais belas da capital, desde 1908, o Fofão, símbolo do carnaval de rua, e a vista aérea da Biblioteca Pública Benedito Leite.
Ampliando o seu acesso, a exposição será disponibilizada em livro digital acessível através de QR Code* impresso nos painéis da exposição.
História em Movimento presta homenagem ao fotógrafo Edgar Rocha, radicado no Maranhão há 40 anos e guardião da memória fotográfica do estado, dedicando-se a compor, de forma magistral, aspectos da sua cultura local, assim como da paisagem material. Ao longo dos anos, foi agregando um acervo raro de fotografias feitas nos séculos XIX e durante o século XX. Esta exposição está sendo realizada com a maioria de fotos do seu acervo.
“O projeto foi pensado para ampliar o conhecimento da população sobre a sua história e cultura. Por isso transformamos os terminais de ônibus em grandes galerias, aumentando o acesso ao seu conteúdo”, fala Cassia Melo, idealizadora do projeto que tem curadoria dos fotógrafos Meireles Junior e do homenageado, Edgard Rocha.
História em Movimento - exposição histórica e fotográfica nos terminais de ônibus - foi viabilizado pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura, patrocinado pelo Governo do Estado do Maranhão e pelo Grupo Audiolar. Integrando a população, a exposição será monitorada por estudantes do curso de História. “O objetivo é reforçar a identidade do povo de São Luís através de sua história, cultura e diversidade”, resume Cassia Melo, que mudou de São Paulo para São Luís há 20 anos.