Brand-News Publicidade 1200x90
02/09/2022 às 16h20min - Atualizada em 02/09/2022 às 16h20min

Escritora Carol Meyer lança o livro ‘Ave Marias’ em Poços de Caldas

FONTE: Valéria Cabrera - FOTOS: Márcio Rodrigues / Divulgação
C 
Violência contra a mulher é o trágico pano de fundo dos 12 contos da obra de estreia da autora mineira, que participa do Flipoços 2022 nos dias 6 e 7 de setembro
 
Em meio a uma dura realidade enfrentada pelas mulheres, com o crescimento de casos de violência no país e destaque dramático para os feminicídios, a obra Ave Marias, da escritora mineira Carol Meyer, revela-se não só atual, mas fundamental. O livro de contos, que tem como pano de fundo a violência contra a mulher, será lançado em Poços de Caldas em setembro, durante a 17ª edição do Flipoços - Festival Literário Internacional de Poços de Caldas, que vai ocorrer entre os dias 3 e 11 de setembro.
 
Carol Meyer vai participar de duas mesas de debate: As personagens femininas no romance contemporâneo, no dia 6 de setembro, às 14h30; e A mulher na literatura, dia 7, às 16h30. Após o encerramento do segundo encontro, haverá o lançamento do livro com uma sessão de autógrafos.
 
Ave Marias (Astrolábio Edições, 2021, 352 páginas) é o livro de estreia da também comunicadora e consultora de imagem Carol Meyer. São 12 contos que mesclam realidade e ficção, narrando histórias de mulheres comuns, violentadas física ou emocionalmente. Uma trágica realidade que vemos diariamente nos noticiários e traz Minas Gerais no topo do ranking como o Estado que mais registrou feminicídios em 2021, de acordo com o 16º Anuário Brasileiro de Segurança Pública.
 
“O livro apresenta 12 Marias. 12 histórias críveis e incríveis de mulheres que, apesar da violência sofrida, não desistem do amor. E acabam se contentando com um pouco de atenção, desiludidas que já estão. Aprisionadas por tradições ou relacionamentos abusivos, se atrevem a sobreviver quando sonham em sentir o gosto da liberdade”, afirma a autora.
 
De acordo com Carol Meyer, o livro faz pensar no quanto as mulheres ainda estão longe de serem tratadas como iguais e em todas as lutas enfrentadas para estar neste lugar que ainda não lhes oferece conforto e nem garante segurança. “Essas histórias poderiam ter acontecido comigo ou com qualquer uma de nós. Antigas ou atuais, elas revelam preconceitos, suscitam ódios, nutrem esperanças, sonham calmarias ou arquitetam vinganças. Cada uma delas tem sentimentos profundos e normalidades vãs. Desejos proibidos. Ou não”, explica.
A autora afirma que cada uma de suas “Marias” tem um pouco dela mesma e de muitas outras mulheres que passaram pela sua vida. Mas não só elas vão se identificar. A leitura torna-se ainda mais necessária para os homens: “São mulheres conhecidas ou imaginárias. De choros sonoros ou gritos abafados. Elas são filhas, mães, esposas, amigas, colegas, vizinhas... Que moram ao lado ou do outro lado do mundo. Notórias ou invisíveis, mas que não desistem de ser o que são. Não abaixam a cabeça e não perdem a alegria.”
 
SOBRE A AUTORA - Carol Meyer nasceu em Belo Horizonte (MG) e hoje mora no Rio de Janeiro (RJ). Descobriu desde muito cedo sua paixão pela escrita e pela comunicação, mas foi a partir da vivência com outras mulheres e da sua participação em projetos sociais, como o @maisautoestimaporfavor, que reuniu histórias para contar.
Formada em Comunicação e Consultoria de Imagem Pessoal, Carol Meyer colaborou com jornais e revistas e teve sua coluna em rádio, o Dicas da Carol, nome também do seu blog. Ouvinte atenta, coleciona vivências que a comovem e a incentivam a prosseguir.
 
 
SERVIÇO:
Dia 6 de setembro
14h30 - Mesa As personagens femininas no romance contemporâneo, com Carol Meyer, Vanessa Passos e Marcela Dantés. Mediação: Dani Costa Russo.
Biblioteca Municipal Centenário (Espaço Cultural da Urca)
 
Dia 7 de setembro
16h30 - Circuito Livronews. Mesa A mulher na Literatura, com Carol Meyer, Vanessa Passo, Marcela Dantés e Dani Russo: Mediação: Fabio Lucas. Sessão de autógrafos com as autoras da mesa.
Arena Cultural (área externa do Espaço Cultural da Urca)

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.