02/10/2020 às 17h41min - Atualizada em 02/10/2020 às 17h41min

Tap House, Tap Room, Tasting Room e Brewpub

Jean Benetti - Sommelier de Cerveja
jean.benetti@bol.com.br
Todos são modelos de comércios que se popularizaram fortemente com a recente ascensão da popularidade da cerveja artesanal no Brasil. Conquanto não exista consenso acerca da definição dessas legendas, exatamente por serem negócios que se comunicam uns com os outros, todos têm em comum o fato de que oferecem muitas taps (torneiras) servindo os mais variados estilos de cerveja.
Em geral, os Brewpubs são estabelecimentos anexos a micro cervejarias, cujo propósito principal é servir aos visitantes as “cervejas da casa”; muitos dedicam parte da operação a uma cozinha robusta e de pratos variados que harmonizam com as bebidas disponíveis. Os Tap Rooms também focam na cerveja “da casa”, mas com cardápios mais reduzidos.  Tap Houses e Tasting Rooms não costumam se limitar a uma cervejaria específica; ao contrário, vendem, normalmente, uma grande variedade de cervejas frescas da cidade e/ou região em diversas torneiras taps (no Brasil, apelidadas de chope ou chopp), e vez por outra oferecem aos consumidores algum petisco.
Leis estaduais ou municipais e políticas de zoneamento urbano adequadas são fundamentais para a difusão dos Brewpubs e Tap Rooms. Capitais como Porto Alegre e Belo Horizonte saíram na vanguarda dessas políticas e, hoje, são referências na instalação e desenvolvimento desses estabelecimentos, recebendo de volta, na forma de aumento de arrecadação, o merecido prêmio pela iniciativa bem sucedida.
Infelizmente, em Poços de Caldas, ainda são bem poucos os locais onde se pode estabelecer Brewpubs e Tap Rooms devido à lei de zoneamento, mesmo a cidade tendo adquirido status de polo cervejeiro, pode-se dizer, sem receio de errar, de âmbito nacional, dadas as excelentes cervejarias e eventos cervejeiros de que a cidade dispõe.
Em vez disso, a cidade parece ter se especializado nas Tap Houses e/ou Tasting Rooms, que costumam apresentar em torno de 20 torneiras, com diversos estilos de cervejas “engatadas”, e que fazem a alegria do consumidor que deseja explorar seu paladar. A quem se interessar, recomendo conhecer Tasting Room OLEC, Benedita Hora, Porcaria e Choperia, Bier Haus Chope e Rango, além do Passopreto Tap House, com quatro filiais em Poços. Todos possuem perfil no Instagram, para o caso de alguém preferir “ver a cara” antes de visitar.




*O Brand-News não se responsabiliza por artigos assinados por nossos colaboradores.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Precisa de ajuda?
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp