31/08/2022 às 13h10min - Atualizada em 31/08/2022 às 13h10min

3 passeios diferentes para curtir o Rio de Janeiro além do clichê

FONTE E FOTOS: Civitatis - [email protected]
Museu do Amanhã - Rio de Janeiro
C 
O Rio de Janeiro é o destino nacional mais procurado por brasileiros, segundo dados Civitatis, companhia espanhola líder global em distribuição online de atividades, excursões e visitas guiadas em diferentes línguas. Comparando o primeiro semestre de 2022 com o mesmo período do ano anterior, a empresa registrou um aumento de mais de 100% no número de reservas na cidade.
 
Por isso, a Civitatis elaborou uma lista de passeios que as pessoas podem fazer para ter uma experiência diferente e inesquecível na cidade maravilhosa. Confira!
 
 
Tour pelo patrimônio cultural africano
 
A geografia diz que o Oceano Atlântico separa a África do Brasil. No entanto, a música, a arquitetura e a arte do Rio sugerem o contrário. Desde moradores da cidade até turistas frequentes e de primeira viagem vão aproveitar um tour pelo patrimônio cultural africano da cidade, que muitas vezes passa despercebido.
 
Alguns dos pontos que valem a pena conferir são o Museu do Amanhã, que aponta para o futuro da cidade, mantendo suas raízes africanas, essenciais para a compreensão da história do Rio, Porto de Cruzeiros, com os enormes armazéns artísticos onde está o famoso Mural Étnico Kobra e o Cais do Valongo, um vestígio único da chegada de escravos negros à América.
O bairro Saúde também tem uma forte história por ter sido o local de uma antiga aldeia quilombola e hoje conta também com inúmeros grafites urbanos. Ali por perto, nas ruas da Pedra do Sal, toda segunda-feira tem a roda de samba popular mais antiga do mundo.
 
Passeio de barco
 
Que tal admirar os principais pontos turísticos do Rio de Janeiro em um passeio de veleiro matinal, ou de barco ao pôr do sol, ou até mesmo pelo ar?
A geografia torna o mar uma excelente estrada para admirar a Baía de Guanabara, a Praia do Flamengo, a Fortaleza de Santa Cruz, até mesmo o famoso Pão de Açúcar, entre outros locais. Além disso, é uma oportunidade de ter uma perspectiva diferente dessas belezas icônicas cariocas e aproveitando o mar e boas bebidas.
 
Uma opção mais cara ao barco, mas inesquecível, é fazer um passeio de helicóptero pelos principais pontos.


 
Trilhas na natureza
 
O Rio de Janeiro e suas mil e uma trilhas… Sim, é uma capital com uma grande área urbana e de litoral, mas também possui muitas serras que proporcionam uma vista magnífica da cidade. A Pedra da Gávea é um desses lugares, com uma subida de 2h30, escalada em rocha de um penhasco de 24 metros e uma cachoeira.
 
Um pouco mais leve é a trilha do Claudio Coutinho, no Pão de Açúcar, que conta com uma subida de 15 metros com uma corda por um penhasco íngreme, mas que leva a uma vista privilegiada da Baía de Guanabara e a região de Niterói - com passagem pela Pedra Filosofal.
 
O Parque Nacional da Tijuca também oferece uma trilha que leva para cachoeiras e cavernas. Que tal conhecer?

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »