26/08/2022 às 16h55min - Atualizada em 26/08/2022 às 16h55min

Dia do Psicólogo

FONTE: Giovanna Rebelo Alves - [email protected] - FOTO: Reprodução Google
c 
Entenda a importância dessa profissão da saúde dos idosos

No dia 27 de agosto é comemorado o Dia do Psicólogo. No geral, já sabemos a importância desse profissional para cuidar da saúde mental das pessoas, porém, você sabe da necessidade desse acompanhamento na terceira idade?
De acordo com a psicóloga Tais Fernandes, do Grupo Said, empresa de cuidadores de idosos, o idoso por muitas vezes pode se sentir limitado devido a declínios físicos ou cognitivos. “A Psicoterapia para a terceira idade vem com o objetivo de fornecer um local seguro para que ele possa expor sua visão de mundo, suas experiências, seus relacionamentos e vulnerabilidades. O atendimento humanizado junto a escuta clínica promove maior empatia e cuidado”, complementa.
 
Tendo em vista essa importância, a profissional listou os cinco principais benefícios da psicologia para essa faixa etária:
 
1 - Trabalhar situações associadas ao processo de envelhecimento e seus desafios.
Ter um acompanhamento clínico com um profissional adequado fará com que ele entenda e consiga lidar com essas questões.
 
2 - Permite que o idoso elabore o luto em decorrência das perdas que ocorreram com a vida.
É comum que com o passar da idade enfrentemos algumas perdas, de todos os tipos. Contudo, muitas vezes não sabemos lidar com essa sensação de luto, como por exemplo, quando se perde o marido ou a esposa, quando percebe-se um declínio na saúde e, até mesmo, encarando a perda de sua independência, decorrente de algum problema.
Isso faz com que a autoestima e o desejo de viver sejam abalados.
 
3 - Além dos benefícios citados acima, a interação com o psicólogo é muito importante para estimular a linguagem, atenção, memória, orientação, dentre outras funções cognitivas, que começam a ser afetadas na terceira idade.
 
4 - Permite que o idoso trabalhe a percepção de suas emoções
Assim como a emoção do luto, ter acompanhamento psicológico auxilia na percepção e na forma como lidar com diversas emoções, como a decepção, frustração, tristeza, alegria exagerada, entre outros. Dessa forma, é possível alcançar um equilíbrio emocional.
 
5 - Através da escuta clínica, auxiliar o idoso a identificar suas potencialidades
Muitos idosos acreditam que pela sua idade e limitações, perderam muitas de suas capacidades. Mas ao passar com o psicólogo, o profissional consegue auxiliá-lo a identificar a sua potencialidade e o que ainda são capazes de fazer, assim como também, como podem usar a seu favor.
 
Diante dessas informações é perceptível a importância desse profissional da saúde em todas as faixas etárias e a forma como podem auxiliar e trabalhar questões envolvendo a saúde mental e a socialização, principalmente com os mais velhos, que precisam de cuidados especiais.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »