24/08/2022 às 15h42min - Atualizada em 24/08/2022 às 15h42min

Em 2022, AGOSTO DOURADO tem como tema “Fortalecer a amamentação, educando e apoiando”

FONTE E FOTOS: Tatiane Toledo
A cor dourada simboliza que a amamentação é padrão ouro para alimentação infantil, assegurando o cuidado da saúde, crescimento e desenvolvimento da criança
C 
O aleitamento materno é um ato de amor e de alimentação natural, instintivo, importantíssimo (traz benefícios à saúde, sociais e econômicos), mas que traz uma série de desafios e requer uma rede de apoio à mãe.
Estamos no Agosto Dourado, mês mundialmente dedicado à conscientização e ao incentivo à amamentação. Para este ano de 2022, a WABA (World Alliance for Breastfeeding Action) propôs o tema “Fortalecer a amamentação, educando e apoiando”, que tem como pilares: Informar, Vincular, Engajar e Estimular.
Informar pessoas sobre o seu papel fortalecendo a cadeia de calor de apoio à amamentação.
Vincular amamentação como parte de boa nutrição, segurança alimentar e redução das desigualdades.
Engajar pessoas e organizações ao longo da cadeia de calor de apoio para amamentação.
Estimular ação de fortalecimento da capacidade de protagonistas e sistemas para a mudança transformacional.
 
Para conversar conosco sobre a importância do aleitamento materno e seus desafios, o Momento CIENTIFIQUE receberá a Enfermeira Obstetra Ana Carolina Rodrigues Lima, Enfermeira Chefe do Serviço Materno Infantil do HC Criança, de Ribeirão Preto (SP). Ana Carolina representa uma dentre as diferentes categorias de profissionais de saúde que atuam como protagonistas essenciais nesta cadeia de apoio ao Aleitamento Materno.
“Historicamente, tanto o planejamento reprodutivo, quanto as ações em saúde voltadas ao momento da gestação, parto e puerpério foram pensadas e direcionadas às mulheres e às gestantes, enfocando o binômio mãe-criança. Mas o envolvimento consciente e ativo do pai/parceiro em todo o processo da Maternidade é importantíssimo para o bem-estar biopsicossocial da mãe, do bebê e dele próprio”, disse Ana Carolina.
 
Desde 1992, o Ministério da Saúde e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) certificam na Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC) instituições de saúde públicas e privadas que cumprem os Dez Passos para o Sucesso do Aleitamento Materno, o Cuidado Amigo da Mulher e uma série de outros requisitos que buscam a adequada atenção à saúde da criança e da mulher.
 
O Hospital das Clínicas da FMRP-USP promove a assistência Materno-Infantil há 60 anos, e além de serem certificados pela IHAC, seguem também as diretrizes da Rede Cegonha e do Ápice On (Aprimoramento e inovação no cuidado e ensino em Obstetrícia e Neonatologia). Especificamente em relação à promoção do aleitamento materno, Ana Carolina nos disse que a enfermagem atua junto à equipe multidisciplinar, com palestras (A), banco de leite (B) e ações humanitárias, trabalha no acolhimento e classificação de risco, acompanha trabalho de parto (C), nascimento (D), contato pele a pele (E), promoção da presença do acompanhante em todos os momentos (F), realiza visita diária no puerpério (G) com supervisão da amamentação (H) e orientações de alta.
 
O papel da Enfermagem na promoção do aleitamento materno: palestras (A), banco de leite (B), acompanhamento do trabalho de parto (C), nascimento (D), contato pele a pele (E), promoção da presença do acompanhante em todos os momentos (F), visita diária no puerpério (G) com supervisão da amamentação (H).
 
Você sabe quais são os 10 passos para o sucesso do Aleitamento Materno? Conhece algum Hospital cuja Maternidade, assim como a do HC da FMRP-USP, é certificada pela IHAC? Será que a comunidade em geral pode também protagonizar esta rede de apoio?
 
Estas e muitas outras questões serão abordadas no encontro desta quarta-feira, 24/08, a partir das 19h07, no Instagram da CIENTIFIQUE (www.instagram.com/quevocecientifique).
Esperamos você! Não perca!
 
CURTA I SIGA I COMENTE I COMPARTILHE. "Seja um elo na corrente da informação!”
 
O quadro Momento CIENTIFIQUE, que ocorre na forma de Lives semanais no Instagram da CIENTIFIQUE - educação e ciência comunicada, é uma iniciativa voluntária de divulgação científica conduzida pela Jornalista Científica Tatiane Toledo (Farmacêutica bioquímica, Mestre em Genética, Doutora em Biologia Celular e Molecular, Diretora da CIENTIFIQUE).
“Recebo especialistas e pesquisadores brasileiros, atuando aqui ou no exterior, para um bate-papo. Uma via de mão dupla. Levamos informação de qualidade às pessoas, e abrimos uma janela para aumentar a visibilidade destes profissionais para além dos muros das Universidades e Centros de Pesquisa, principalmente. O Universo Ciência ao alcance de todos. Afinal, todos nós fazemos parte dele”, diz Tatiane Toledo.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »