22/08/2022 às 16h07min - Atualizada em 22/08/2022 às 16h07min

Senac lança primeiro Hub de gastronomia e turismo de Minas

FONTE E FOTO: Rede Comunicação - [email protected]
C 
Além disso, instituição mantém programação gratuita dentro do evento que teve início dia 19 de agosto
 
O Senac escolheu o 25º Festival Cultura e Gastronomia de Tiradentes, o principal evento da área no estado com reconhecimento nacional, para a inauguração do hub.S - primeiro hub mineiro de inovação em Gastronomia e Turismo. O hub.S irá conectar, apoiar, inspirar, formar e capacitar profissionais por meio de ações de educação, empreendedorismo, inovação e tecnologia. E levar aos setores envolvidos mais oportunidades, conhecimento, inovação e desenvolvimento.  
A partir do Festival, estarão em funcionamento o Coworking, a loja compartilhada de produtos da região, Primórdios Lab e o lounge com espaços instagramáveis. O local já está pronto para a realização de programa de desenvolvimento de startups, de empreendedores, hackathons, Senac Recebe, entre outras atividades. Na segunda fase, o espaço vai comportar laboratórios de tecnologia, estúdio para gravação de podcasts e vídeos, teach room, entre outros. 
 
Durante o evento, haverá uma programação com workshops gratuitos, com inscrições prévias pela Sympla. O ouro líquido de Minas Gerais (24/08); Cerveja: aromas e sabores (25/08); S às Cegas (26/08); Degustação de cafés especiais (27/08) e Trilogia da Inconfidência: doce de figo recheado, doce de abóbora no tacho de cobre e queijo minas frito (28/08).  
As ações foram estendidas também durante a semana, incentivando a participação dos moradores da região. As vagas são limitadas. 
Além disso, o espaço, localizado na Rua São Francisco de Paula, 164, ficará aberto para visitação do público. A loja compartilhada funcionará de 19 a 28 de agosto (exceto dia 22) e terá produtos como vinhos, doces mineiros, embutidos artesanais e queijos, entre outros. 
 
O Senac em Minas já possui uma parceria consolidada com o evento e, nessa edição de 25 anos, realizaremos a entrega desse espaço pioneiro de fomento ao desenvolvimento social e econômico para todo o estado, por meio de ações educacionais para o segmento de Gastronomia e Turismo. Trata-se de uma união de esforços: a junção da tradição de um dos mais importantes festivais gastronômicos do nosso país com a educação profissional inovadora”, afirma Karla Cristina da Silva, especialista em Inovação Educacional do Senac. 
 
O lançamento do Hub.S conta com a parcerias que conectam oportunidades e empreendedorismo: Like Wine, Collact Serviços Digitais S.A, Charcutaria Sagrada Família, Ambev S.A e Clima ao Vivo. Após a inauguração, já estão agendadas atividades no novo espaço.
 
Interação e Conhecimento no Festival Cultura e Gastronomia Tiradentes
 
Além do lançamento e das ações realizadas no hub.S, a instituição marcará presença com diversas atividades gratuitas nos dois finais de semana. A “Inconfidência Mineira” será o tema que vai perpassar a programação do Senac, que participa como apoiador educacional desde a primeira edição do Festival Cultura e Gastronomia de Tiradentes.  
Vani Pedrosa, pesquisadora em Gastronomia do Senac, explica que a temática da Inconfidência Mineira estará presente nas ações realizadas nos espaços Interativo e Conhecimento, no Largo das Forras. “Nessas atividades, vamos apresentar tradições do modo alimentar do período da Inconfidência, que se renovaram e permanecem presentes na contemporaneidade. E o Senac em Minas reafirma esse talento mineiro de reconhecer e atualizar a tradição, por meio do Programa Primórdios da Cozinha Mineira e do hub.S, que representa esse conjunto de ações de inovação nos produtos e processos tradicionais”. 
No Espaço do Conhecimento e no Espaço Interativo, onde os participantes cozinham com o chef, por exemplo, ingredientes como queijo, cuscuz, arroz, embutidos e suan serão usados pelos chefs, docentes e alunos do Senac. 
Já a Praça da Rodoviária será palco de Cozinha ao Vivo e ainda ações especiais focadas em inovação na gastronomia. 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »