22/08/2022 às 15h55min - Atualizada em 22/08/2022 às 15h55min

Guaxinim reabilitada na PUC Minas Poços de Caldas está apta à reinserção na natureza

FONTE: Assessoria de Imprensa da PUC Minas
Guaxinim, também conhecida como mão-pelada - Foto: Fernanda Garcia
c 
Uma fêmea da espécie Procyon cancrivorus, popularmente conhecida como guaxinim ou mão-pelada, após seis meses de trabalho, está em fase final de reabilitação no Centro Veterinário da PUC Minas Poços de Caldas, referência no atendimento de silvestres por meio de parcerias com órgãos ambientais. 
 
O animal foi encontrado preso no para-choque de uma caminhonete que chegava a Guaxupé (MG), ao fim de uma viagem iniciada em Formiga, provável região de origem da mão-pelada. Com fratura em fêmur, passou por cirurgia em uma clínica local e, na sequência, foi encaminhada à Universidade pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF).  
 
Mãozinha, como foi apelidada no Centro Veterinário do Campus, tem recebido todos os cuidados necessários à sua recuperação. Foram realizados novos procedimentos cirúrgicos e exames, que agora demonstram resultados satisfatórios. Assim, a perspectiva é de que ela possa ser reintroduzida na natureza.  
 
Ainda não há previsão de data para devolução do animal ao seu habitat natural. O processo está sendo planejado de acordo com orientações dos órgãos ambientais, aos quais a PUC Minas já reportou o sucesso da reabilitação. Enquanto isso, a mão-pelada segue sob os cuidados dos professores, alunos e funcionários atuantes em Medicina Veterinária na Universidade.  
 
É frequente o encaminhamento de animais silvestres feridos e acidentados ao Centro Veterinário da PUC Minas Poços de Caldas. No entanto, a maior parte dos atendimentos realizados no local se refere a domésticos, especialmente cães e gatos. O serviço é oferecido à população por valores acessíveis e oportuniza o aprendizado dos estudantes, sempre sob orientação de docentes qualificados.  
 
Para agendamentos e outras informações, entre em contato pelo telefone/WhatsApp (35) 3729-9283.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »