22/08/2022 às 15h13min - Atualizada em 22/08/2022 às 15h13min

NOTAS RÁPIDAS - 22/08

CORAÇÃO DE D. PEDRO I CHEGA AO BRASIL PARA O BICENTENÁRIO DA INDEPENDÊNCIA
 
O coração de Dom Pedro I chegou ao Brasil para as comemorações do Bicentenário da Independência. O recipiente com o órgão embalsamado do antigo imperador pousou na Base Aérea de Brasília em uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB), na manhã desta segunda-feira (22).
Neste domingo (21), o chefe do cerimonial do Itamaraty, Alan de Séllos, afirmou à imprensa que “o coração será recebido no Brasil com honras de Estado e será tratado como se Dom Pedro I fosse vivo entre nós”. A cerimônia para as solenidades oficiais acontecerá nesta terça-feira (23). O órgão será recebido pelo presidente Jair Bolsonaro e depois ficará exposto em Brasília até 7 de setembro.
As despesas da viagem, cujo valor não foi informado, foram assumidas pelo Brasil. Essa é a primeira vez que o coração de Dom Pedro I deixa Portugal desde a morte do monarca, em 1834.
 
FONTE: CNN Brasil
 
 
 
VEM AÍ A 5ª EDIÇÃO DO FESTIVAL SABORES DE POÇOS
 
Contagem regressiva para o início do 5° Festival Sabores de Poços, a maior festa da boa gastronomia poços-caldense. O evento, que será realizado de 2 de setembro a 2 de outubro, contará com a participação de 25 estabelecimentos e 50 pratos exclusivos para você curtir e descobrir novos sabores.
“Acreditamos na força da união e, assim como nas edições anteriores, parte das vendas será revertida em doação para uma instituição da cidade”, adianta Geovana Gonçalves Vasques, organizadora. Segundo ela, os participantes serão anunciados nos próximos dias.
 
FONTE: Sabores de Poços


 
 
TIKTOK PODE RASTREAR AS TECLAS DIGITADAS PELOS USUÁRIOS, DIZ NOVA PESQUISA
 
O navegador da web embutido no aplicativo TikTok pode rastrear todas as teclas digitadas por seus usuários, segundo uma nova pesquisa que vem a público no momento em que o aplicativo de vídeo de propriedade chinesa enfrenta preocupações de legisladores americanos sobre como trata as informações coletadas.
A pesquisa feita por Felix Krause, pesquisador de privacidade e ex-engenheiro do Google, não mostrou como o TikTok usa o recurso. Mas Krause disse que o fato é preocupante porque mostra que o TikTok tem uma funcionalidade integrada para rastrear os hábitos online dos usuários, caso decida fazê-lo.
 
FONTE: Folha S.Paulo
 
 
 
TURISMO NACIONAL CRESCE 33,5% NO PRIMEIRO SEMESTRE
 
O turismo nacional encerrou o primeiro semestre com faturamento de R$ 94 bilhões, representando um crescimento de 33,5% em relação ao mesmo período de 2021. Os números são do levantamento do Conselho de Turismo da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), com base nos dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Dados do conselho apontam que a recuperação do setor tem sido consistente. Contudo, a análise do resultado semestral requer cautela. Em primeiro lugar, porque os seis primeiros meses de 2022 registraram um fluxo expressivo de passageiros remarcando as viagens adiadas pela pandemia. Além disso, o faturamento tem sido influenciado, também, pela alta da inflação.
Isto é, para manter o fôlego, o turismo dependerá, cada vez mais, de novas compras, com preços bem mais elevados. Considerando a situação econômica do País (com inflação e endividamento altos), o Conselho de Turismo da FecomercioSP avalia que será difícil manter um crescimento robusto nos próximos meses - até porque a elevação dos custos, que atinge as empresas, dificulta promoções e descontos, os quais poderiam atrair novos consumidores.
“Como a inflação dos insumos não permitirá redução significativa dos preços, será necessário entender qual será a prioridade dada ao turismo nos próximos meses. Lembrando também que a Copa do Mundo no fim do ano pode ser, ao mesmo tempo, um catalisador e um desviador de demandas para o setor”, disse Mariana Aldrigui, presidente do Conselho de Turismo da Entidade.
 
FONTE: Assessoria de imprensa FecomercioSP
Link
Comentários »