18/08/2022 às 16h06min - Atualizada em 18/08/2022 às 16h06min
+ DO TURISMO - 18/08
C
Bariloche foi o destino aéreo mais requisitado da Argentina, registrando 95% de taxa de ocupação hoteleira em julho
Os atrativos de neve e as diversas opções de passeios estão entre os protagonistas da temporada na cidade argentina
A temporada de inverno de Bariloche neste ano tem gerado bons resultados para o turismo da Argentina. De acordo com os dados da Província de Rio Negro, no fim de julho a cidade registrou 95% de ocupação hoteleira, o que a posicionou entre os centros turísticos com os maiores números do país. Segundo o órgão, Bariloche também se destacou como o destino aéreo mais requisitado da Argentina, com uma média de 30 voos diários chegando ao Aeroporto Internacional Teniente Luis Candelaria. A movimentação na região está 15% maior que a registrada em 2019.
Os atrativos de neve, os chocolates e os diversos passeios para contemplar vistas únicas são as opções que protagonizam a temporada de inverno por lá. Até o dia 19 de setembro, Bariloche continuará com os voos diários partindo de São Paulo, operados pela Aerolíneas Argentinas. Depois disso, a Companhia terá frequências semanais ligando o Brasil ao destino argentino.
O Cerro Catedral é o principal centro de esqui da América do Sul e um dos pontos turísticos de destaque. Na montanha, é possível desfrutar de 32 pistas para esquiar, tanto para profissionais como para principiantes; realizar percursos em motos de neve, travessias em raquete, passeios em trenós e diversas atividades na base, como deslizamentos em culipatins e os magic carpets.
Para quem aprecia atividades lacustres, Bariloche oferece diversas excursões que partem do Puerto Pañuelo, na península de Llao Llao. Ali é possível conhecer a Isla Victoria, Bosque de Arrayanes, Puerto Blest, Cascada de los Cántaros e o Cruce Andino. O Circuito Chico é outro destino importante da cidade, onde se pode desfrutar de diversas atividades e de lindas paisagens, além de abrigar rotas de trekking para toda a família, como Cerrito Llao Llao, Villa Tacul, Baía de López e o Lago Escondido.
Para quem procura passeios desafiadores, há a Travessia de los Cuatro Refugios, uma experiência que une os albergues de montanha mais requisitados da região, e a trilha para o Cerro Tronador, o pico mais alto do Parque Nacional Nahuel Huapi.
De acordo com o secretário de Turismo de Bariloche, Gastón Burlon, os números registrados são resultado do grande movimento de turistas dos principais destinos emissivos do país e do exterior, especialmente do Brasil. “Os esforços que fizemos para trabalhar junto às companhias aéreas e facilitar o acesso dos turistas brasileiros à Bariloche foi essencial para obtermos bons dados e proporcionarmos uma temporada de inverno maravilhosa a todos os visitantes", ressalta Burlon.
FONTE: MAPA360 - FOTO: Governo da Província de Rio Negro
Gastos com turismo internacional crescem 287% no 2º trimestre, e Qatar tem boom na procura
Gastos com o turismo estão entre os destaques no consumo no Varejo no 2º trimestre de 2022, segundo dados do relatório Análise do Comportamento de Consumo, do Itaú Unibanco e da Rede. O turismo internacional puxa a alta, com a consolidação da volta das viagens para fora do país: o total gasto no segmento cresceu 287% no intervalo visado pelo estudo, e foi registrado um aumento de 215% na quantidade de operações.
Os Estados Unidos seguem sendo o país com mais gastos dos brasileiros. Mas um dos eventos mais esperados do segundo semestre, a Copa do Mundo de futebol masculino já tem efeitos no consumo relacionado ao Qatar, país que sediará o evento. As despesas relacionadas ao destino cresceram impressionantes 2.275%; os setores mais impactados são agências de turismo, com alta de 308% no volume de transações, seguido de passagens aéreas, com +102%.
Apesar do incremento relevante, o setor ainda não alcançou os montantes de antes da pandemia, mas já se aproxima e registra avanço constante desde o 1º tri de 2021. O relatório Análise do Comportamento de Consumo traz um panorama dos gastos dos brasileiros no 2º trimestre do ano na comparação com o mesmo período de 2021 - uma análise feita com base nas compras utilizando cartões do Itaú Unibanco e nas vendas realizadas nos sistemas da Rede, empresa de meios de pagamentos do banco.
FONTE: [email protected]