09/08/2022 às 17h09min - Atualizada em 09/08/2022 às 17h09min

Poços de Caldas sedia eventos internacionais de proteção radiológica

FONTE: Ricardo Augusto da Silva Alfenas - [email protected]
Eventos são realizados pela Sociedade Brasileira de Proteção Radiológica (SBPR) em parceria com várias outras instituições
 
Entre os dias 08 e 19 de agosto o Palace Casino irá receber uma série de eventos relacionados à proteção radiológica, que é a ciência responsável pelo uso seguro de elementos radioativos em benefício da população e sociedade.
 
Na semana de 8 a 12 de agosto ocorre o Workshop Regional sobre Gestão das Situações de Exposição Existentes, encontro organizado pela Agência Internacional de Energia Atômica (IAEA) que conta com a participação de aproximadamente 30 experts de 15 diferentes países da América Latina. Já na semana entre os dias 15 e 19 agosto ocorrerá o evento principal, a RADIO 2022, Conferência Internacional que contemplará os seguintes eventos: IX Congresso Internacional de Radioproteção Industrial, VIII Congresso de Proteção Contra as Radiações dos Países de Língua Portuguesa, VII Congresso Brasileiro de Proteção Radiológica e I Encontro Nacional de Mulheres do Setor Nuclear. Todos esses eventos serão realizados pela Sociedade Brasileira de Proteção Radiológica (SBPR) em parceria com várias outras instituições.
 
O tema principal da RADIO 2022 será “Novo marco regulatório: oportunidades e desafios”. Este tópico tratará das mudanças atuais na legislação brasileira com impactos em proteção radiológica, como a recente quebra do monopólio estatal sobre a produção de radiofármacos, que são medicamentos que contêm algum elemento radioativo e são amplamente utilizados no tratamento do câncer, por exemplo. Outra mudança recente nesse setor foi a criação da Autoridade Nacional de Segurança Nuclear (ANSN), uma nova autarquia federal que será responsável pela fiscalização e regulamentação no campo nuclear do Brasil.
 
Entre os palestrantes do evento, estão confirmadas grandes autoridades em proteção radiológica, assim como dirigentes de organizações da área nuclear nacional e internacional. São esperados mais de 400 participantes na RADIO 2022, que gerará um bom incremento no fluxo turístico e comercial de Poços de Caldas. Para interessados, é importante destacar que será possível adquirir os ingressos restantes na secretaria do evento.
           
Para mais informações:
Website - https://sbpr.org.br/radio2022/
Facebook - https://www.facebook.com/sbpr.br
Instagram - https://www.instagram.com/sbpr_br/
YouTube - https://www.youtube.com/channel/UCazfaZuM-UYsKA5nfV8sI2g
 
ORGANIZAÇÃO: Sociedade Brasileira de Proteção Radiológica (SBPR), Reprolam, Win Brasil, Abendi e SPPCR.
PATROCINADORES: Eletronuclear, Jabarra Radioproteção, MRA, Marques & CIA, Radioscan, Brasil Inspect, Arctest, Ambientis, GLP Laboratórios, R&W, RadComm, Ipetec, BetaB+ e GSS.
APOIO: Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), Fundação de Apoio à Pesquisa Mineira (FAPEMIG), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Rede Latinoamericana de Proteção Radiológica em Medicina, Federação de Radioproteção da América Latina e Caribe (FRALC), Indústrias Nucleares do Brasil (INB) e Serviço Geológico do Brasil (SGB).

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »