03/03/2021 às 14h28min - Atualizada em 03/03/2021 às 14h28min

Dormir bem - você conhece a importância disso? (Parte 1)

Dra. Camila Beltrame - dracamila.beltrame@yahoo.com
Figura meramente ilustrativa - Reprodução Google
.
Bom dia meus queridos! É com imensa alegria no coração e agradecimento a Deus que venho hoje escrever mais um texto a vocês.
Hoje vamos conversar sobre a importância de dormir bem.
Você sabia que dormir mal pode ocasionar VÁRIOS problemas de saúde a você e a quem dorme ao seu lado?
 
Vamos aos benefícios de uma noite bem dormida:
 
Redução do estresse: através de uma noite de sono adequada, os níveis de cortisol e adrenalina reduzem - isso é importante para que o corpo possa relaxar e reduzir o ritmo -, descansando de verdade. Quando por algum motivo isso não acontece (por exemplo: pessoas que trabalham à noite ou que dormem muito tarde), a tendência é que o organismo fique sobrecarregado e sofra os malefícios do estresse: obesidade, hipertensão arterial, queda de cabelo, diabetes, entre outros.
 
Controle do apetite: uma noite bem dormida ajuda a regular os hormônios do apetite. Quando dormimos mal, esses hormônios do apetite ficam desregulados, fazendo com que você tenha um apetite maior, especialmente por alimentos muito calóricos.
 
Bom humor: já percebeu quando você dorme bem gostosinho, o quanto acorda mais animado (a)? Cheio (a) de energia, bem humorado (a)? Isso acontece porque durante a noite os hormônios do estresse foram reduzidos, porque seu corpo conseguiu relaxar. Pessoas que sofrem de problemas do sono tendem a desenvolver a longo prazo transtornos mentais como depressão, ansiedade, dependendo às vezes de medicações para tratamento.
 
Melhora do raciocínio: uma noite mal dormida prejudica a atenção, tomada de decisões, concentração e memória. Um cérebro cansado não consegue trabalhar de forma adequada.
 
Construção de memórias: exatamente durante o sono que o nosso cérebro processa novas experiências, fixa conhecimentos recentes, melhorando a memória de curto e longo prazo.
 
Rejuvenescimento: já percebeu que uma pessoa denominada noturna tem o aspecto da pele muito mais envelhecido e cansado que uma pessoa com hábitos diurnos? É durante a noite que o milagre acontece - damos à pele a condição de se renovar. Além disso, o hormônio do sono, chamado melatonina, também tem papel de combater os radicais livres, função antioxidante, prevenindo o envelhecimento precoce da pele.
 
Esses são somente alguns dos benefícios de uma noite gostosa de sono.
Como anda o seu sono? Você sabe o que é dormir bem e como fazer isso?
Fique de olho no texto da próxima semana, quando falarei sobre Higiene do Sono.
 
Grande abraço e até breve. Deus abençoe nosso mês de março.

 


 

 


 
*O Brand-News não se responsabiliza por artigos assinados por nossos colaboradores

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Precisa de ajuda?
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp