02/08/2022 às 16h06min - Atualizada em 02/08/2022 às 16h06min

Na Alcoa, a Segurança está sempre em primeiro lugar para todos e todas

FONTE E FOTO: Opção Comunicação - Assessoria de Imprensa Alcoa Poços de Caldas
Equipe OneAlcoa, formada por colaboradores diretos e indiretos, fomenta a cultura de segurança na Alcoa
C 
OneAlcoa fomenta cultura de segurança na Alcoa, um grande valor para a Cia.
 
No dia 27 de julho comemorou-se o Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho. Na Alcoa, esta data é celebrada diariamente, pois a segurança está sempre em primeiro lugar e essa cultura faz parte do dia a dia dos colaboradores e colaboradoras diretas e indiretas. A preocupação em fazer com que as pessoas retornem para suas casas no final do expediente com saúde e segurança é válida para todos e todas, e se tornou ainda mais forte com a implantação do OneAlcoa, em 2017, um conceito que busca e promove a segurança entre Alcoanos, contratados e visitantes.
“A segurança para a Alcoa sempre foi e continua sendo um valor e o OneAlcoa fomenta essa cultura de cuidar das pessoas e da segurança de todos e todas que adentram a nossa empresa”, ressalta Tamiris Vrunski, gerente de Saúde, Segurança e Meio Ambiente da Alcoa Poços de Caldas. “As nossas ferramentas e programas são direcionados a todos estes públicos. Na primeira semana de julho foi realizada a Semana da Contratada, ação específica colaboradores indiretos, e no dia 29, lançado o Guardiões da Segurança, também como parte das comemorações do Dia Nacional de Prevenção de Acidentes, que valoriza o compromisso com a vida ao transformar a força de trabalho e liderança em agentes de segurança.”
Todas as iniciativas visando ampliar a segurança refletem-se nos resultados da Fábrica. “Este ano, a taxa de incidentes com lesão caiu para 1.9 a cada 200 mil horas trabalhadas, uma redução de 0.8 em relação à 2021”, completa a gerente.
 
Para os colaboradores das contratadas, trabalhar em uma empresa que tem o Valor Segurança tão arraigado é muito importante. “Isso nos dá muita tranquilidade para trabalhar, pois temos todas as ferramentas de segurança à disposição e sabemos que podemos contar com a cadeia de ajuda, sempre que necessário”, conta Adilan de Oliveira, Líder de Manutenção da Refinaria pela InHaus e há 17 anos trabalhando como terceiro na Fábrica de Poços de Caldas. “Para mim e para a minha família é muito confortável saber que todos os dias vou retornar do trabalho para casa bem e saudável.”
 
SEMANA DAS CONTRATADAS - Entre as muitas ações direcionadas aos colaboradores indiretos está a Semana das Contratadas, realizada na primeira semana de julho, nos três turnos. A iniciativa movimentou centenas de colaboradores das contratadas com diversas atividades lúdicas, além de bate-papos e exposição de equipamentos para proteção de quedas.
Foram reforçados os conceitos e as ferramentas de segurança, como o Gerenciamento de Riscos Críticos, Desempenho Humano e o Programa PARE, que permite a qualquer colaborador parar uma atividade ao verificar uma situação de risco.
“A Semana é organizada pelas próprias contratadas que fazem tudo com muito profissionalismo e, nesse ano de 2022, as ações foram ainda mais criativas e todos aproveitaram para aprender um pouco mais sobre segurança”, comentou Tamiris. “Foi uma semana para relembrar os cuidados que temos com as contratadas e levar informação e treinamentos de forma lúdica e interativa”.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Precisa de ajuda?
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp