01/08/2022 às 15h59min - Atualizada em 01/08/2022 às 15h59min

NOTAS RÁPIDAS - 01/08

O INSTAGRAM QUE CONHECEMOS VAI ACABAR
 
Na semana passada houve muita gente furiosa com as mudanças que o Instagram está implementando. A rede social que surgiu com fotos está cada vez mais tornando-se uma plataforma para vídeos curtos e ficando cada vez mais parecida com o TikTok. Após protestos de influenciadores importantes (como as irmãs Kardashian) o Instagram voltou atrás em algumas das mudanças. No entanto, as reclamações só atrasam o processo. A mudança do Instagram (e do Facebook como um todo) é profunda e inevitável. Mais do que isso, a reconfiguração das plataformas da empresa tem o potencial de produzir impactos enormes não só sobre a indústria de tecnologia, mas para a sociedade como um todo. Por isso é importante entender exatamente o que está acontecendo.
Leia mais em folha.com/colunaseblogs
 
FONTE: Folha S.Paulo - Ronaldo Lemos
 

CENTRO DA CIDADE GANHA CONTÊINERES DE LIXO
 
A área central de Poços de Caldas agora possui contêineres para otimizar o recolhimento de lixo. Ao todo, são sete deles, instalados em pontos estratégicos. Segundo a Secretaria Municipal de Serviços Públicos, o objetivo é evitar o acúmulo de lixo nas ruas no período que antecede a coleta diária, feita em dois horários. A ação tem apoio do Sindicomércio e da Câmara Municipal.
O secretário adjunto de Serviços Públicos, Anderson Santos, informa que a ação é experimental e pode ser ampliada. “A princípio, fixamos sete contêineres de mil litros no centro, em locais onde há muito acúmulo de lixo por parte dos comerciantes. Esperamos que a iniciativa dê uma minimizada na situação”, diz.
Os contêineres foram instalados nos seguintes locais: Praça Pedro Sanches, em duas alturas: 777 e 803; Av. Francisco Salles, em frente aos números 8 e 46; Rua Prefeito Chagas, 144; Rua Assis Figueiredo, 1174; e Rua Rio Grande do Sul, 1223.
A coleta de lixo no centro acontece às 6h e às 22h30.
 
FONTE: Secretaria Municipal de Comunicação Social da Prefeitura de Poços de Caldas


 
EXPORTAÇÕES DISPARAM EM MINAS
 
A valorização das commodities no mercado mundial tem contribuído para que as exportações do agronegócio de Minas Gerais continuem apresentando resultados positivos. Durante o primeiro semestre, os embarques movimentaram US$ 7,64 bilhões, uma elevação expressiva de 43,9% frente ao mesmo período de 2021. Já em relação ao volume, houve retração de 4,6%, somando 6,7 milhões de toneladas destinadas ao mercado externo.
Entre os produtos, o destaque foi o café, cujos embarques subiram 65,4% em receita, resultado de uma valorização de 71,1% nos preços da tonelada do grão. As exportações do agronegócio responderam por 37,6% dos embarques totais feitos pelo Estado, que movimentaram US$ 20,3 bilhões, superando em 7,8% o valor registrado em igual intervalo de 2021.
 
FONTE: Sindijori MG / Diário do Comércio - Belo Horizonte
 
 
 
CATEDRAL DE NOTRE-DAME DEVE REABRIR EM 2024, DIZ MINISTRA DA CULTURA DA FRANÇA
 
Em abril de 2019 o mundo parou ver, na TV e na internet, o incêndio que destruiu parte da Catedral de Notre-Dame de Paris. Três anos depois, um dos símbolos da Cidade Luz está no caminho de reabrir para o público em 2024, depois de passar esse período interditado.
A ministra da Cultura da França, Rima Abdul Malak, afirmou que a fase de limpeza do projeto de restauração terminou, permitindo que o trabalho de reconstrução comece no final do verão no Hemisfério Norte. 
 
FONTE: CNN Viagem & Gastronomia
 
 
 
BRASIL RECEBERÁ ANTIVIRAL PARA ENFRENTAMENTO DA VARÍOLA DOS MACACOS, DIZ QUEIROGA
 
O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, anunciou nesta segunda-feira (1º) que o Brasil receberá o antiviral tecovirimat para “reforçar o enfrentamento ao surto” de varíola dos macacos no Brasil. O medicamento será enviado por intermédio da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), disse Queiroga em um post nas redes sociais. “Serão contemplados casos mais graves em um primeiro momento”, escreveu o ministro.
O tecovirimat tem sido disponibilizado como opção de “uso compassivo” nos Estados Unidos. Porém, o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) do país afirma que ainda não há dados humanos que demonstrem a eficácia do antiviral para o tratamento da varíola dos macacos.
Em coletiva na última sexta-feira (29/7), o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Arnaldo Medeiros, afirmou que a primeira remessa de vacinas contra a doença adquiridas pelo Brasil deve ser entregue em setembro.
O Ministério tem usado o termo “surto” para descrever a situação da varíola dos macacos no país desde a semana passada. O surto é o primeiro estágio de uma escala de evolução do contágio, que pode se transformar em epidemia, endemia e pandemia - caso da Covid-19.
 
FONTE: CNN Brasil
 
 
 
ESCOLA DO LEGISLATIVO RECEBERÁ INSCRIÇÕES DE DUPLAS PARA GINCANA DO SABER ATÉ 26 DE AGOSTO
 
A Escola do Legislativo da Câmara de Poços já deu início aos preparativos para a edição 2022 da Gincana do Saber. Até o dia 26 de agosto, as escolas que aderiram ao projeto devem encaminhar ao Legislativo as inscrições das duplas que farão parte das atividades. As eliminatórias acontecerão de 12 a 16 de setembro e a grande final será no dia 03 de outubro.
O projeto Gincana do Saber é destinado a estudantes de 8º e 9º anos do Ensino Fundamental e tem como objetivo a formação política e educação para a cidadania através de um jogo de perguntas e respostas sobre a Constituição Federal. Os alunos utilizam como material de apoio o livro Constituição em Miúdos, de autoria da Escola do Legislativo de Pouso Alegre.
Uma novidade desta edição é que a Câmara de Poços vai sediar a etapa regional da Gincana do Saber.
Até 16 de setembro, Câmaras do sul de Minas podem se inscrever para essa fase. O termo de adesão está disponível no site da Câmara de Poços, na aba da Escola do Legislativo, e deve ser enviado para o e-mail [email protected].
 
FONTE: Assessoria de Imprensa da Câmara de Poços de Caldas
Link
Comentários »