01/08/2022 às 16h14min - Atualizada em 01/08/2022 às 16h14min

Capital do Esporte Radical: São Bento do Sapucaí pode ganhar reconhecimento do Estado

FONTE: Eduardo Pandeló - Assessor de Imprensa - FOTOS: Prefeitura de São Bento do Sapucaí
c 
Cidade recebe uma série de competições e eventos radicais, atraindo turistas de todo o mundo
 
São Bento do Sapucaí (SP) pode ser oficialmente declarada “Capital do Esporte Radical”. O projeto de lei que autoriza a nomeação, já publicado no Diário Oficial, foi aprovado pelos deputados da Comissão de Constituição e Justiça da ALESP e já recebeu parecer favorável na Comissão de Assuntos Metropolitanos e Municipais
Atendendo a pedidos para oficializar a cidade como destino turístico do esporte de aventura, a deputada estadual Leticia Aguiar apresentou o Projeto de Lei 396 / 2020 que declara o Município de São Bento do Sapucaí “Capital do Esporte Radical”.
 
Com trilhas, cachoeiras e escalada, São Bento do Sapucaí reúne todas as características para ser nomeada, e é uma boa opção para os turistas que buscam belas paisagens e esportes de aventura.
“Quem visita São Bento tem várias opções em todas as modalidades de esporte radical: corrida em montanha, escalada e mountain bike. Além disso a hospitalidade da população, que recebe os esportistas, transformou o Turismo de Aventura em sua principal atividade econômica no município”, declarou Leticia Aguiar.
 
A relatora na CAMM, deputada Maria Lúcia Amary, já encaminhou seu parecer favorável ao projeto. Após votação na comissão, ele poderá ser votado em plenário e tornar-se lei.
 
Distante 175 quilômetros de São Paulo, São Bento do Sapucaí está localizada na Serra da Mantiqueira e além do esporte radical, se destaca também pela cultura quilombola e o Monumento Natural Estadual da Pedra do Baú.
A cidade já tem recebido uma série de competições e eventos radicais atraindo turistas de todo o mundo, e oferece uma série de roteiros turísticos.
 
Veja abaixo as principais práticas esportivas disponíveis na cidade:
 
VOO LIVRE (ASA DELTA E PARAGLIDER)
A rampa localiza-se na Pedra do Baú. Eleita por muitos voadores como um dos melhores pontos de voo livre do país. As rampas ao redor do conjunto oferecem todas as condições para ótimos voos, e já é tradicional sediar campeonatos desta modalidade esportiva. O desnível médio rampa/pouso é de 900 metros, e esta é uma região onde se formam térmicas fortes, ideais para longas permanências. O vento predominante é favorável para decolagem e é de Oeste a Norte.
 
MONTANHISMO
Principal montanha rochosa do Estado de São Paulo, a Pedra do Baú é também uma das mais importantes para a prática de alpinismo no Brasil. Após a conquista de seu cume em 1.940, cerca de 30 novas rotas de escaladas foram conquistadas por montanhistas e escaladores até o momento. Estas vias são dos mais variados graus de dificuldade técnica, e variam também no seu tamanho (de 10 a 300 metros). Todas as semanas, praticantes deste esporte vindos das mais diversas partes do país aventuram-se nessas montanhas. Algumas dessas escaladas podem levar dias para serem concluídas, o que obriga os alpinistas a dormirem em pequenos platôs ou pendurados em redes. Os pequenos blocos e falésias espalhados por todo lugar, oferecem aos escaladores excelentes oportunidades de treino e aperfeiçoamento técnico.
 
MOUNTAIN BIKE
Com uma infinidade de trilhas e estradas pouco transitadas, o município oferece aos bikers e cicloturistas, as mais variadas opções de passeios. Os mais comuns são no Bairro do Serranos, Campestre e Toldi. A assiduidade desses desportistas vem a cada dia aumentando nesta área, devido, principalmente, ao relevo propício, e ao apoio do município a eventos e passeios ciclísticos. O crescente número de adeptos do esporte fez aumentar a quantidade de roteiros para se fazer pedalando.
 
TREKKING / CAMINHADA
A diversidade de estradas e trilhas encontradas no município permitem as caminhadas sem a necessidade de equipamentos especiais, mas, dependendo do local, é preciso planejamento e guia experiente que podem ser contratados nas agências.
A região da Pedra do Baú possui diversas estradas rurais com excelentes condições de caminhada. É possível chegar até o Complexo Pedra do Baú por diversas trilhas. Existem também outros caminhos, com destino a cachoeiras.
 
CAVALGADA
A cavalgada permite uma eficiência nos passeios aos pontos turísticos, permitindo percorrer distâncias longas e com obstáculos.
 
RAPEL
Técnica de descida praticada em paredões com a Pedra do Baú, Pedra da Divisa e cachoeiras - como a Cachoeira do Tobogã. Podendo ser positivo ou negativo, guiada ou fracionada.
 
ARBORISMO
As diversidades de árvores do município permitem a prática do arborismo. Ele é praticado entre as copas das árvores: é uma espécie de percurso aéreo, onde se praticam atividades com andar em cordas bambas, tirolesas, redes, etc.
 
Também podem ser praticados Off Road, Motocross, Pesca, Tirolesa, etc.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Precisa de ajuda?
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp