Brand-News Publicidade 1200x90
26/07/2022 às 16h01min - Atualizada em 26/07/2022 às 16h01min

Mário Mourão: hoje, 145 anos de nascimento

Fotos: Reprodução
C 
26 de julho deveria ser uma data especial para Poços de Caldas. Em 26 de julho de 1877 nascia na cidade de Bom Sucesso (MG), um dos mais importantes médicos de Poços de Caldas, Dr. Mário Mourão. Com a mudança da família muito cedo para Poços de Caldas, ele viveu e presenciou desde criança os primeiros anos de fundação de Poços de Caldas, tendo inclusive, conhecido pessoalmente os primeiros moradores.
 
Tendo uma brilhante carreira estudantil, logo se tornou médico e um dos principais amigos do histórico Dr. Pedro Sanches de Lemos até seu último instante de vida, tendo assumido os compromissos e ideias do grande médico sobre a importância da modernização de Poços de Caldas.
Foi através da luta de Dr. Mário Mourão que a cidade conseguiu um dos maiores investimentos do estado até os dias de hoje, para a modernização da área central, com a compra e grande reforma do Palace Hotel, construção das Thermas Antônio Carlos e Palace Casino, praças, parque e jardins, além de calçamento e pavimentação de toda a área central da cidade.
 
Dr. Mário Mourão se envolveu pessoalmente para a construção da atual Basílica de Nossa Senhora da Saúde, com a festa e criação da Irmandade de São Benedito, além de deixar para Poços de Caldas seus filhos, que se tornaram também grandes médicos: Dr. Martinho Mourão e Dr. Benedictus Mário Mourão, além da filha Nini Mourão, com importante trabalho na área social, além de netos abnegados profissionais da medicina.
 
Foi jornalista e escritor, deixando dezenas de importantes publicações tanto para a medicina como também para a história da cidade.
 
Na política, exerceu forte influência em várias administrações, tendo mesmo representado o prefeito Francisco Escobar na cerimônia de elevação de Poços de Caldas à comarca.
 
Dr. Mário Mourão dizia ter três sonhos: ser um bom médico, ajudar a construir a cidade e deixar uma contribuição para a velhice das pessoas.
Todos os sonhos foram realizados, sendo o terceiro a publicação do “Livro dos Velhos”. Um livro sobre o envelhecer sadio que o coloca com precursor no Brasil dos estudos de geriatria.
 
No dia primeiro de maio se completaram os 45 anos da morte de Dr. Mário Mourão e hoje, 145 anos de seu nascimento. Escreveu o próprio médico e escritor: “Só se morre quando se morre no coração das pessoas.”
 
 
Por Roberto Tereziano - Jornalista
Facebook: R Tereziano Poços de Caldas

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.