Brand-News Publicidade 1200x90
25/07/2022 às 16h10min - Atualizada em 25/07/2022 às 16h10min

NOTAS RÁPIDAS - 25/07

LADRÕES DEVOLVEM RELÓGIO À VÍTIMA APÓS PERCEBEREM QUE OBJETO ERA FALSO
 
Em Nápoles, na Itália, um turista teve uma experiência única quando ladrões roubaram seu relógio sob a mira de uma arma - e o trouxeram de volta quando perceberam que era falso.
Dois turistas suíços estavam em um restaurante na Piazza Trieste e Trento, uma das principais praças da cidade, quando foram abordados por um jovem, que sacou uma arma e a apontou para a cabeça de um dos homens antes de pegar seu relógio e sair andando.
Sete minutos depois, outro jovem atravessou a área externa do restaurante, levantando as mãos em um gesto de desculpas e logo depois devolvendo o relógio ao dono.
 
FONTE: CNN Brasil
 
 
BRASIL VIVE 'SEGUNDA PANDEMIA' DE SAÚDE MENTAL
 
De acordo com o Datasus, os suicídios sobem sem parar, no Brasil. O total de óbitos por lesões autoprovocadas subiu de cerca de 7 mil para 14 mil nos últimos 20 anos, segundo o levantamento de dados do Ministério da Saúde. O número equivale a mais de um óbito por hora, superando as mortes por acidentes ou por HIV, por exemplo. A curva ascendente vai na contramão do restante do mundo, mas segue tendência da América Latina. Segundo a OMS (organização Mundial da Saúde), a piora da pobreza e a desigualdade tem relação ao aumento das taxas de suicídios.
Em tempo: o Brasil é o país que apresenta maior prevalência de depressão na América Latina. É também o país com mais pessoas ansiosas do mundo. Dados do órgão apontam que a pandemia levou a prevalência global de ansiedade e de depressão aumentar em 25%.
Para completar, sabe-se que a solidão, vivida com mais intensidade nos dias de hoje, é reconhecidamente um gatilho para impulsionar os transtornos de humor.
 
FONTE: Caroline Fakhouri - Key Press
 
 
 
GUARDAS DE POÇOS USAM BODYCAMS
 
A Secretaria da Defesa Social da Prefeitura de Poços de Caldas fez a entrega oficial das bodycams. O equipamento será usado pelos guardas municipais e agentes de trânsito da cidade. São individuais acoplados à farda e realizam a filmagem de todas as ações operacionais. No total, são 50 câmeras alugadas, 16 serão utilizadas pela Guarda Municipal e 12 pelos agentes de trânsito. De acordo com secretário de Defesa Social, Rafael Conde Maria, o dispositivo é muito importante pois vem para resguardar todo o serviço prestado pelos guardas civis municipais e agentes de trânsito na cidade.
 
FONTE: Sindijori MG / Jornal da Cidade - Poços de Caldas
 
 
 
FAST-FOOD É A “ÚLTIMA REFEIÇÃO” FREQUENTE EM NÚCLEO PALIATIVISTA DA UNICAMP
 
Comer lanche do McDonald's é um desejo comum a pacientes de oncologia e hematologia internados em estado grave e submetidos a tratamento paliativo no Hospital das Clínicas da Unicamp, em Campinas (SP). Os pedidos são frequentes, segundo a enfermeira Ellen Recco, que há sete anos cuida de pessoas com diagnóstico de linfoma e leucemia.
Os enfermeiros, junto ao núcleo de cuidados paliativos do hospital público, alertam familiares dos pacientes para a realização de desejos que envolvem alimentação especial e diferente da comida hospitalar. "Percebo que quando vão chegando nessa fase [mais crítica do tratamento] eles querem alguma coisa, como um grand finale para o processo da vida", afirma Ellen. Sem estatísticas oficiais sobre quais são os principais pedidos, a servidora pública da saúde diz que pacientes com menos de 50 anos são os que mais solicitam fast-food. Segundo a enfermeira, eles frequentemente optam por hambúrguer, batata frita e refrigerante.
 
FONTE: Folha S.Paulo
 
 
IBGE TERÁ CENTRAL DE ATENDIMENTO PARA APOIAR COLETA DO CENSO POR INTERNET OU TELEFONE
 
O Censo 2022 terá uma central telefônica exclusiva para esclarecer as dúvidas da população durante a coleta domiciliar da maior pesquisa do país, que começa na próxima segunda-feira, 1º de agosto. O Centro de Apoio ao Censo (CAC), disponível via 0800 721 8181, terá 180 agentes censitários para auxiliar a sociedade a preencher o questionário via internet ou telefone.
Para a coordenadora do Centro de Entrevista Telefônica Assistida por Computador do IBGE, Andrea Salvador, o CAC será de extrema importância em situações em que o cidadão optar por responder ao Censo de forma remota. “Nossos agentes foram treinados e conhecem os conceitos melhor do que os moradores, podendo facilitar o preenchimento do questionário”.
O Censo 2022 será o primeiro em que os moradores poderão escolher a opção de preenchimento do questionário via internet. Após uma visita inicial obrigatória, na qual o recenseador também registrará as coordenadas de cada endereço, o morador poderá fazer a escolha pelo autopreenchimento via internet. A partir daí, será gerado um e-ticket, com prazo de validade de sete dias, para que a pessoa responda ao questionário online.
 
FONTE: IBGE - Supervisão de Disseminação de Informações
 
 
VENDA DE ANTIDEPRESSIVOS CRESCE 11% NO PRIMEIRO BIMESTRE
 
Levantamento feito pela InterPlayers, o hub de negócios da saúde e bem-estar, mostra que as vendas de antidepressivos tiveram aumento de 11% no primeiro bimestre de 2022 em comparação com igual período de 2021. No entanto, em um ano, o crescimento foi superior, de 13%, comparando o período de março/21 a fevereiro/22 ­com os 12 meses anteriores, ou seja, março/20 a fevereiro/21.
A pesquisa também revela que SP, MG E RJ foram os estados que lideraram as vendas deste tipo de medicamento. São Paulo foi a unidade da Federação com maior aumento registrado nos meses de janeiro e fevereiro: 17%. Na outra ponta, Acre registrou recuo de -13% nas vendas de antidepressivos nos dois primeiros meses de 2022.
No período de 12 meses, a alta chegou a 16%. Em segundo lugar, vem Minas Gerais, com crescimento de 8% no primeiro bimestre e de 12% em um ano, e em terceiro, o Rio de Janeiro com aumento de 9% nos dois períodos de comparação.
 
FONTE: Jessyca Souza - [email protected]
Link
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.