25/07/2022 às 15h24min - Atualizada em 25/07/2022 às 15h24min
+ DO TURISMO - 25/07
Vista aérea do Juma Amazon Lodge x
Hotel na Amazônia investe milhões em usina solar para se tornar 100% sustentável
Entre 2019 e 2021, 42 mil km² de vegetação nativa desapareceram do território nacional - o equivalente a quase um estado inteiro do Rio de Janeiro. O dado faz parte do Relatório Anual de Desmatamento no Brasil, do MapBiomas, e mostra que a Amazônia continua sendo a região mais afetada.
De acordo com o levantamento, a maior floresta tropical do mundo teve 977 mil hectares de mata destruídos apenas em 2021. Isso significa que cerca de 18 árvores foram derrubadas a cada segundo.
Dados como esses reforçam a urgência em adotar soluções para preservar a fauna e a flora da região amazônica, que vive um dos momentos mais delicados de sua história. De olho nesse cenário, o Juma Amazon Lodge, hotel de selva em Autazes, a 100 quilômetros de Manaus (AM), investiu R$ 2 milhões para se tornar 100% sustentável.
O hotel apostou na construção de uma usina solar com 268 painéis-duplos (modelo Tsun-550w), gerando 145 mil watts de potência. Todas as placas foram posicionadas cuidadosamente em uma estrutura enorme de 875 m², a 11 metros de altura. Assim, é possível aproveitar ainda mais a luz solar e evitar a poda das árvores.
Com inversor modelo Niagara e mais de uma centena de baterias Moura, o conjunto permite que o hotel elimine completamente o uso de gerador - que fica disponível apenas para backup (antes o gerador era utilizado em complemento ao sistema solar anterior, que era menor). Esse processo resulta em uma economia enorme de combustível, que pode poupar aproximadamente R$ 45 mil por mês.
Vale a pena destacar que o Juma Amazon Lodge também promove outras iniciativas para se integrar à floresta de forma sustentável, sempre respeitando a natureza. No início de 2022, por exemplo, o complexo construiu um sistema de biogás que aumenta a eficiência do tratamento de resíduos orgânicos e reduz até oito toneladas de emissões de carbono por ano.
SOBRE O JUMA AMAZON LODGE - Localizado em Autazes, a 100 quilômetros de Manaus (AM), O Juma Amazon Lodge conta com 19 bangalôs construídos sobre palafitas na copa das árvores. A infraestrutura do hotel inclui piscina de rio, restaurante, redário e museu com informações sobre a Amazônia. O complexo também organiza passeios pela região com guias especializados.
FONTE: Ana Davini - [email protected] - FOTO: Arquivo/Divulgação
CVC lança campanha de câmbio reduzido para Argentina e oferece voos exclusivos para o destino
Sempre bastante procurada por brasileiros, a vizinha Argentina tem ganhado destaque nos últimos dias devido à desvalorização do peso argentino, a moeda local, o que faz com que viajar ao país fique ainda mais atrativo ao bolso do consumidor. Para ajudar ainda mais quem deseja fechar a viagem, a CVC, maior operadora de viagens do país, acaba de lançar promoção de câmbio reduzido para a Argentina e oferece voos exclusivos ao destino.
Os voos exclusivos da empresa, em parceria com as companhias aéreas Aerolíneas Argentinas, Flybondi e Latam, são para Bariloche - que reabre nesta temporada de inverno depois de dois anos fechada para turistas estrangeiros - e para Salta, no norte da Argentina, que tem sido descoberta pelos brasileiros nesta retomada do turismo. As saídas desses voos ocorrem semanalmente, nos meses de julho e agosto, das cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre. Para Salta, ainda há campanha de 2º passageiro grátis. Também há bloqueios aéreos da CVC para a capital Buenos Aires, voando Air Canada e Ethiopian.
Além dos produtos exclusivos, a CVC também acaba de colocar no ar campanha de câmbio reduzido para Argentina. Para essa ação, a operadora se baseia no câmbio de abertura do dia e oferece, diariamente, uma condição mais atrativa a seus clientes. A promoção de câmbio reduzido para Argentina é válida para compras realizadas até 31 de julho e embarques até 31 de dezembro de 2022, para vendas de aéreo + hotel ou somente hotel.
Complementam os benefícios ao destino descontos de até 30% em serviços como traslado aeroporto-hotel-aeroporto, que também podem incluir passeio panorâmico ou Circuito Chico com Cerro Catedral, além de passeio para a cidade de Tigre e até show de tango em uma das casas mais tradicionais de Buenos Aires. Também há hotéis com descontos de até 40% e promoções de “noite grátis”, como “fique 7 noites e pague 5”.
Todas as oportunidades podem ser encontradas nas lojas e agências autorizadas da CVC.
FONTE: CVC Corp Comunicação Corporativa