Brand-News Publicidade 1200x90
19/07/2022 às 15h57min - Atualizada em 19/07/2022 às 15h57min

Cervejas IPA e suas harmonizações

Jean Benetti - Sommelier de Cervejas
[email protected]
C 
Hoje as cervejas IPA são a porta de entrada para os amantes de cerveja conhecerem o mundo das artesanais, pois é um estilo de muita personalidade, aroma e sabor marcante. Mas, sim, é amargo para quem ainda não acostumou o paladar, porém basta insistir só um pouco que as IPAs podem se transformar em sua nova paixão.
 
O estilo foi criado pelos ingleses com o nome original de India Pale Ale, pois embora já existisse, era o estilo escolhido para ser levado aos colonos ingleses que moravam nas Índias e isto o popularizou ainda mais. O motivo é que para aguentar bem uma viagem de navio numa época que não havia refrigeração, precisaria de um agente bacteriostático, e o lúpulo que dá o amargor para a cerveja, sendo colocado a mais, encaixou perfeitamente neste quesito.
 
Existem inúmeros tipos de IPA, todavia os americanos foram os responsáveis em popularizá-lo ainda mais e criar outros estilos a partir da IPA americana, a American IPA. Foi padronizado que todo estilo criado a partir de uma American IPA, levaria a sigla IPA associada ao nome.
 
Vou dar algumas dicas das harmonizações mais básicas para os principais e mais conhecidos estilos de IPA:
 
O estilo inglês e original India Pale Ale tem menos amargor que os estilos americanos. A melhor e mais conhecida harmonização é a famosa comida dos pubs britânicos, o fish and chips, pois é uma comida leve, mas por ser fritura, o lúpulo da cerveja ajudará na limpeza do paladar.
 

A famosa American IPA vai harmonizar muito bem com o mais famoso alimento americano, o hambúrguer, de preferência os artesanais. Em nossa cidade, dificilmente faltará IPA em uma hamburgueria artesanal, pois se a comida é artesanal, a cerveja também deveria ser. Outras dicas para harmonizar são: carnes de boi assadas, comida indiana e mexicana, pizza de calabresa e queijos de sabor marcante.
 

As Double IPAs têm mais de 7,5% de álcool e as Triple IPAs, mais de 9,5%. Por serem mais alcoólicas, caem bem com alimentos de sabor mais marcante que levam bacon, temperos exóticos ou intensos como curry, mas também harmonizam com algumas sobremesas, tal como carrot cake (bolo de cenoura americano) e torta mousse de limão.
 
Os estilos Brown IPA e Red IPA têm mais sensação de adocicado pelo tipo de malte da receita e harmoniza bem com amêndoas, bacalhau, cordeiro, queijos holandeses e frango assado ou a passarinho.
 

A Black IPA é o estilo IPA que mais harmoniza com sobremesas, então além de minha dica de prato principal, que é a feijoada, diversas sobremesas cairão muito bem com o estilo, tal como apfelstrudel ou torta de maçã, sobremesas com banana caramelizada ou flambada, brownie, cheese cake, tiramisù, sorvetes de chocolate, creme, baunilha, etc.
 
Por último, a queridinha do momento, que é a New England IPA - ou apenas NEIPA - e suas várias derivações, dependendo da região dos EUA. Este estilo tem a característica de ser bem mais envolvente no aroma e sabor cítrico com frutas amarelas, muitas vezes parecendo até um suco, inclusive na aparência. Muitas harmonizações podem ser usadas, mas as melhores são as que levam molhos ou temperos cítricos ou com frutas amarelas, principalmente o maracujá, seja este alimento o prato principal ou a sobremesa. Exemplos: queijos azuis ou molhos com estes queijos, carne assada com molho ou tempero à base de maracujá, abacaxi, carambola, limão ou manga, comida indiana e sobremesas bem adocicadas e cítricas.






*O Brand-News não se responsabiliza por artigos assinados por nossos colaboradores
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.