C Em relatório da US News & World Report - uma empresa de mídia americana que publica notícias, conselhos ao consumidor, classificações e análises - o Brasil ficou à frente de países como Nova Zelândia, Austrália e Costa Rica, no quesito de melhor destino para o turismo de aventura do mundo. A posição evidencia o trabalho que o trade turístico nacional vem desempenhando para o segmento. Grande exemplo disso são os destinos catarinenses, começando pelo ecoturismo e turismo rural, onde o hóspede pode desfrutar de rapel, corredeiras, circuitos ciclísticos, balonismo, surf, canoagem, parapente. “Santa Catarina realmente é um verdadeiro Éden. Cabe ressaltar que o segmento de turismo de aventura representa receitas de mais de US$ 600 bilhões por ano, globalmente”, disse Jefferson Jornalista, que assina uma coluna online dedicada ao turismo.
Jefferson adiantou que o Governo do Panamá irá sediar a conferência regional “Adventure Next 2023”, juntamente com a Adventure Travel and Trade Association (ATTA), a associação das maiores empresas de turismo de aventura do mundo. O anúncio foi feito durante a conferência anual Adventure Elevate 2022, que aconteceu em Oregon, Estados Unidos, onde a ATP apresentou sua proposta de turismo para mais de 250 empresas de turismo. Adventure Next reúne líderes, profissionais de ecoturismo e tomadores de decisão que moldam o setor de ecoturismo e turismo de aventura, incluindo operadores e agências de turismo.
Além do Turismo Rural e Ecológico, já consolidados, o Turismo Sustentável é uma tendência que está, cada vez mais, sendo considerada pelos viajantes e sendo colocado em prática pela hotelaria. O seu conceito, definido pela OMT (Organização Mundial de Turismo), é aquele que atende às necessidades dos turistas e também das regiões que os recebem. Neste sentido, o segmento tem buscado promover o desenvolvimento econômico e social local, enquanto conserva os recursos naturais e mantém a integridade cultural da população, garantindo a manutenção da paisagem no longo prazo e distribuindo os benefícios do turismo para todos.
Essa sustentabilidade é outro grande exemplo do Boqueirão Hotel Fazenda, em Lages/SC, cuja energia elétrica é 100% solar. “A era do ESG (Environmental, Social and Governance ou Meio-ambiente, Social e Governança, em português) chegou a todos os setores. Hoje, os turistas estão mais preocupados com os impactos da sua viagem ao meio ambiente e à população local. Portanto, adotar e incentivar ações sustentáveis deve fazer parte do plano de negócios. É importante conscientizar os hóspedes sobre essas ações, incentivando-os a participar do movimento com ações simples, como evitar a troca diária de toalhas, por exemplo”, afirmou o jornalista.