07/07/2022 às 15h51min - Atualizada em 07/07/2022 às 15h51min
Julho Fest 2022 celebra 150 anos de Poços de Caldas
FONTE E FOTOS: Secretaria Municipal de Comunicação Social da Prefeitura de Poços de Caldas
Intervenção artística “Marion - Mulheres em destaque” homenageia mulheres importantes para a Educação no município C
Festival de Inverno tem início na sexta-feira, 8 de julho, com a temática “Poços de Caldas: 150 anos de Cultura e Arte”
Um recorte artístico na história de Poços de Caldas. Assim pode ser resumida a programação do 26º Julho Fest, que tem início na sexta-feira (8) e segue até 24 de julho, com a temática “Poços de Caldas: 150 anos de Cultura e Arte”. Exposições, teatro itinerante, bonecos e até mesmo um passeio de ônibus vão contar, recontar, representar e apresentar momentos e personalidades importantes da história da cidade, que completa seu sesquicentenário no dia 6 de novembro.
Já no primeiro dia de programação, na sexta (8), moradores e visitantes vão poder acompanhar a intervenção artística “Marion - Mulheres em destaque”, quando dois bonecos de fio vão entregar informativos ao público, em homenagem aos 150 anos de Poços de Caldas, destacando mulheres importantes para a Educação no município.
No sábado (9), é a vez de o Coreto da Praça Pedro Sanches receber a intervenção teatral “Dolores Memórias”, com o ator Dema Mello. No espetáculo, as personagens Dolores e Ritinha contam peculiaridades da história de Poços de Caldas desde a sua fundação, de forma irreverente e bem humorada.
Até 24 de julho, espaços tradicionais e queridos pela população e também pelos turistas, como a Praça Pedro Sanches, o Coreto, o Espaço Cultural da Urca, o Parque Municipal Antônio Molinari, o Museu Histórico e Geográfico, o Parque José Affonso Junqueira, a Igreja de Santo Antônio e o Mercado Municipal receberão diversas intervenções artísticas sobre o tema, que também chegarão à Biblioteca Marcus Vinicius, na zona leste, e até mesmo aos postes de iluminação da área central.
“Será uma dupla comemoração, com o retorno do Julho Fest, depois de dois anos, e a celebração dos 150 anos de Poços de Caldas. Mais uma vez, os artistas e produtores culturais de Poços de Caldas atenderam ao chamado do edital e vão apresentar atrações inovadoras, personagens já queridas do público, humor e muito amor à história da cidade”, destaca o secretário municipal de Cultura, Gustavo Dutra.
A programação completa do Julho Fest 2022 está disponível no link bit.ly/programacaojulhofest e no site da Prefeitura www.pocosdecaldas.mg.gov.br. Confira abaixo algumas das intervenções artísticas relacionadas ao tema “Poços de Caldas: 150 anos de Cultura e Arte”.
8 de julho
Praça Pedro Sanches
“Marion - Mulheres em destaque” (intervenção artística)
Dois bonecos de fio vão entregar informativos ao público, em homenagem aos 150 anos de Poços de Caldas, destacando mulheres que dão nomes a escolas da cidade.
9 de julho
Coreto da Praça Pedro Sanches
19h - “Dolores Memórias” - Dema Mello (intervenção teatral)
Dolores e Ritinha contam peculiaridades da história de Poços de Caldas, desde a sua fundação, de forma irreverente e bem humorada.
15 de julho
Espaço Cultural da Urca
10h - “Tia Leopolda - Histórias do Arco da Velha” (Teatro itinerante)
No teatro itinerante, Tia Leopolda caminha da Urca até o Mercado Municipal contando suas memórias e as histórias de Poços de Caldas, nestes 150 anos.
16 de julho
Espaço Cultural da Urca
15h e 16h - “Ônibus da história” - Cia. Máscaras Vivas (teatro)
*Os convites deverão ser retirados antecipadamente no Espaço Cultural da Urca
O projeto Ônibus da História leva as pessoas a conhecerem lugares e fatos da história de Poços de Caldas, de uma forma divertida e diferente.
Igreja de Santo Antônio (Rua São Paulo)
16h - “O casamento da Danette” - Grupo Trancos e Barrancos
Espetáculo de rua que se passa em dois pontos famosos: a Praça Pedro Sanches e a Igreja de Santo Antônio, contando a história da cidade e desses importantes locais.
Parque Municipal Antônio Molinari
10h às 17h - “Recortes do patrimônio - Poços 150 anos”
Exposição fotográfica ao ar livre, com imagens dos patrimônios históricos e culturais da cidade.
17 de julho
Museu Histórico e Geográfico
12h - “Museu Vivo com os Compadres” (teatro)
Personagens se dividem entre os ambientes que compõem a Villa Junqueira, prédio que abriga o Museu, contando a história por trás de cada local.
Parque Municipal Antônio Molinari
16h - “Um diretor em Poços de Caldas” - Cia. de Parolis (teatro)
Uma homenagem à cidade de Poços de Caldas, de forma divertida, trazendo uma surpresa para o público, que passa a participar da peça.
22 de julho
Espaço Cultural da Urca
10h - “Tia Leopolda - Histórias do Arco da Velha” (Teatro itinerante)
No teatro itinerante, Tia Leopolda caminha da Urca até o Mercado Municipal contando suas memórias e as histórias de Poços de Caldas, nestes 150 anos.
23 de julho
Parque José Affonso Junqueira
14h | 15h30 | 17h - “150 Anos de Poços de Caldas - Lambe Lambe” (teatro)
Caixas de teatro de Lambe Lambe, cada uma com um tema sobre a cidade, história, causos, pessoas e fatos, homenageando os 150 anos de Poços de Caldas.
Espaço Cultural da Urca
15h e 16h - “Ônibus da história” - Cia. Máscaras Vivas (teatro)
*Os convites deverão ser retirados antecipadamente no Espaço Cultural da Urca
O projeto Ônibus da História leva as pessoas a conhecerem lugares e fatos da história de Poços de Caldas, de uma forma divertida e diferente.
EXPOSIÇÕES
8 a 24 de julho
“Olhar Sulfuroso - Poços 150 Anos” (exposição)
Local: Museu Histórico e Geográfico
Exposição de fotografias de Thaty Naila, com seu olhar acerca do patrimônio cultural material e imaterial de Poços de Caldas.
8 a 24 de julho
“A promessa em São Benedito - Novas gerações”
Local: Postes do DME localizados na rua
Exposição da fotógrafa Rossmaly Borges, que visa mostrar que as crianças presentes nas manifestações culturais são as responsáveis em manter a tradição centenária.
8 a 24 de julho
“Intervenção urbana comemorativa Poços 150 Anos” - Dani Alvisi (exposição permanente)
Locais: CEU, Parque Municipal, Parque Ecológico da Zona Sul e Praça Pedro Sanches
Série fotográfica com ícones locais, desenvolvida pela fotógrafa Dani Alvisi, aplicada em cubos de madeira itinerantes, comemorativa dos 150 anos da cidade.
8 a 24 de julho
Exposição “Retratar-te: Por trás da cena”
Local: Totem 150 anos em frente às Thermas Antônio Carlos
Intervenção artística audiovisual que retrata os artistas locais, buscando a valorização e a promoção da arte poços-caldense.
8 a 24 de julho
“Postais de Poços” (exposição)
Local: Box Cultural do Mercado Municipal
Exposição do fotógrafo Victor Imesi sobre os atrativos e pontos turísticos de Poços de Caldas, em homenagem aos seus 150 anos.
18 a 24 de julho
“Diacronia - 150 anos de transformações”
Local: Galeria Malala Prezia - Espaço Cultural da Urca
Exposição fotográfica de pessoas da arte e da cultura representadas pela comunidade LGBTQIA+, comunidade negra e da cultura tradicional, sob um olhar contemporâneo.
23 e 24 de julho
“Janela Mágica - Lembranças de Poços de Caldas: Monóculos”
Local: Parque Ecológico da Zona Sul
Exposição de monóculos com imagens da cidade de Poços de Caldas, para que o público possa conhecer e reviver essa forma inusitada de ver fotografias.
18 a 29 de julho
“Painel no Museu”
Local: Museu Histórico e Geográfico
Painel de stencil e lambe-lambe no muro do Museu, usando como suporte imagético o patrimônio pictórico do município.
12 a 15 de julho
“Arte no Muro - Especial Poços 150 Anos”
Local: Biblioteca Marcus Vinicius
Mural em homenagem ao aniversário de 150 anos da cidade de Poços de Caldas, no formato de arte visual, com pintura a mão.