Brand-News Publicidade 1200x90
30/06/2022 às 16h47min - Atualizada em 30/06/2022 às 16h47min

Novos agentes formatam roteiros de Turismo Rural

FONTE: Secretaria Municipal de Comunicação Social da Prefeitura de Poços de Caldas
O Mercado de Poços de Caldas, grande atrativo da cidade, integra dois roteiros turísticos - Foto: Victor Imesi
c 
Programa engloba produtos e atrativos de altíssima qualidade; conheça os roteiros

O Programa Agente de Turismo Rural, promovido pelo Senar, terminou com a formatação de sete roteiros turísticos em Poços de Caldas e região e com a formação de 10 novos agentes de turismo rural. Os novos roteiros abrangem atrativos como queijarias, zoológico de aves, águas sulfurosas, fazendas, mirantes, passeio de canoagem e pesqueiro, entre outros. O evento de encerramento reuniu parceiros, alunos, autoridades locais e empresas do município no salão do SESC Minas, no último dia 6 de junho.
 
Criado pelo Sistema FAEMG, o programa tem parceria com o Sindicato do Produtores Rurais e apoio da Prefeitura, por meio das Secretarias de Turismo e Desenvolvimento Econômico e da Associação do Circuito Turístico Caminhos Gerais. O gerente regional do Sistema FAEMG em Passos, Rogger Miranda Coelho, enfatizou que a capacitação transforma vidas. “Poços de Caldas já é reconhecida nacional e internacionalmente pelo turismo, mas precisamos inserir o campo nesse contexto, fortalecendo os produtores rurais com geração de renda, por meio de visitas a propriedades rurais, além de levar os produtos de altíssima qualidade de Poços de Caldas e região para todo o Brasil. Poços de Caldas tem características específicas só encontradas na região, e o nosso papel, como Sistema FAEMG, é divulgar esses produtos de altíssima qualidade”, completou.
 
Para o secretário de Turismo de Poços, Ricardo Oliveira, “a capacitação é uma oportunidade que veio de encontro ao que a gente planeja, vinculado ao Plano Municipal de Turismo e ao entendimento do Comtur, que é a melhoria contínua da mão de obra local. Essa proposta do Senar, em parceria com a Prefeitura, veio em ótima hora, contribuindo para este melhoramento. Espero que seja o primeiro de vários neste contexto porque um turista bem recebido é um turista que retorna e deixa dividendos aos municípios.”
 

CIRCULAÇÃO REGIONAL - Depois de seis meses e seis módulos com abordagens diferentes, os novos agentes de turismo rural sentem-se preparados para atuar no setor. Eles passaram por formação nas áreas de produtos e serviços turísticos, segurança, condução de turistas, roteirização, hospedagem, serviços de alimentação e comercialização de produtos e negócios.
Segundo o instrutor do programa, Gustavo de Paiva Resende Toledo, a promoção do treinamento surgiu de uma demanda constatada na rota Caminhos Gerais, que engloba Poços de Caldas e 11 cidades. “Tivemos o cuidado de formatar os sete roteiros para que o turista circule pela região, chegando por Poços de Caldas, e valorizando produtos como cafés, azeite e cachaça, gastronomia e artesanato. Unir esses atrativos aos já tradicionais, como as Thermas, fabricação de cristais e visita ao Cristo, fortaleceu ainda mais o setor.”
Outro fator é a produção rural em região conhecida como solo vulcânico, cuja indicação geográfica tem ganhado destaque e que enriquece a experiência turística na região. Todos os roteiros passam por produtores que integram essa região de solo vulcânico.
 
Conheça os roteiros:
 
. Café com Queijos: Visita a fazenda, queijaria e Mercado Municipal de Poços de Caldas.
. Entre Águas e Aves: Queijos produzidos com leite de vaca Caracu, passeio na Represa Bortolan, Zoológico de Aves e Pesqueiro.  
. Caldas Milagrosa: Gastronomia mineira, artesanato e águas sulfurosas são as indicações que se encontram junto ao Balneário de Pocinhos do Rio Verde, na vizinha cidade de Caldas.
. Riquezas Naturais: Instituto Sítio do Lobato, Jardim Botânico, Mercado Municipal e Balneário Dr. Mário Mourão, com banhos de águas sulfurosas.
. Encantos da Serra: Fazendas, mirantes, queijarias e cervejarias na zona rural.
. Sabores e Saberes: Vinícolas, fazendas, Pico do Gavião para voo livre, mais turismo de aventura e azeite das Terras Altas.
. Águas e Ardentes: Pontos turísticos, fazendas, cachaçaria e gastronomia.
 
FORTALECIMENTO - Para o presidente do Sindicato Rural de Poços de Caldas, Marco Antônio Lobo Sanches, o turismo engloba o urbano e o rural, agrupando todos os setores de serviços e produtos.
“Além de fomentar a cadeia turística em nosso município e região, podemos ajudar os produtores a terem outra forma de renda”, acrescentou Renata Rivero, que trabalha na Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, no Departamento de Fomento Agropecuário, e participou do programa. Segundo Renata, que já trabalhou na Secretaria de Turismo, o município havia tentado criar rotas para o turismo rural, sem sucesso, por três vezes, e o programa tornou isso possível. “Poços e região têm um grande potencial na área do turismo rural e a procura por esses roteiros é grande”, disse. 
 
Para acessar os roteiros, basta entrar no aplicativo Cidade dos Apaixonados, no link  https://apaixonados.pocosdecaldas.mg.gov.br/turismo.php .
Para mais informações sobre os roteiros: (35) 3697-2300 (Secretaria de Turismo de Poços).

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.