24/02/2021 às 14h52min - Atualizada em 24/02/2021 às 14h52min

Neurologista falou sobre prevenção e tratamento do Alzheimer durante palestra na Câmara de Poços

FONTE E FOTO: Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal
.
Em alusão ao Fevereiro Roxo, a Câmara de Poços de Caldas realizou uma palestra online sobre o tema "Alzheimer: prevenção e tratamento", com o neurologista Dr. Tiago Abreu. O evento aconteceu na última sexta-feira (19) e foi transmitido nas páginas do Legislativo no Facebook e YouTube.
Além de falar sobre a conscientização e histórico da doença, o palestrante abordou também a prevenção, os fatores de risco x proteção e o tratamento. Segundo Dr. Tiago Abreu, são fatores de risco o avançar da idade, o histórico familiar e a genética (interação multigênica). Com relação aos fatores adquiridos, ele citou a hipertensão, obesidade, LDL elevado/HDL baixo, tabagismo, entre outros. Sobre os fatores protetores, elencou a alta escolaridade, atividade intelectual produtiva, atividade física e fatores alimentares.
De acordo com o médico neurologista, a queixa da perda de memória é muito comum. “Nesses quatro anos de atendimento no SUS, os atendimentos, muitas vezes até em mutirões, foram necessários tendo em vista a quantidade de pessoas que precisam abordar essa temática dos transtornos cognitivos das perdas de memória. É uma queixa muito comum. Na verdade, atualmente, até os jovens têm se queixado muito das questões da memória, talvez e certamente pelas exigências dos trabalhos e do mercado hoje em dia”, pontuou.
Durante a palestra, Dr. Tiago Abreu respondeu diversas perguntas do público que acompanhava a transmissão pelas redes sociais da Câmara. Como melhorar a qualidade de vida dos idosos, já que muitos deles não conseguem fazer atividade física, sintomas que podem acender um sinal de alerta e o fator genético existente para desenvolvimento da doença foram alguns dos temas tratados.
 
ALERTA - O mês de fevereiro é marcado pela campanha Fevereiro Roxo, uma iniciativa que visa conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce e correto de três doenças: Fibromialgia, Lúpus e Alzheimer. O evento da Câmara teve a finalidade de ampliar o alerta sobre esta última patologia, incentivando as pessoas a procurarem um médico especialista assim que surgirem os primeiros sintomas. O Alzheimer afeta a memória, o comportamento e outras funções mentais de forma progressiva, sendo que, nos estágios mais avançados, impede a pessoa de exercer suas atividades diárias, reconhecer os outros e se comunicar adequadamente. Quanto mais cedo o diagnóstico, maiores as chances de resposta positiva ao tratamento, garantindo bem-estar e qualidade de vida aos pacientes.
 
O vídeo da palestra com o médico neurologista Dr. Tiago Abreu está disponível na página da Câmara no YouTube.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Precisa de ajuda?
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp