21/06/2022 às 15h31min - Atualizada em 21/06/2022 às 15h31min

Instituto Alcoa promove a segunda edição do Festival da Cultura Empreendedora

FONTE E FOTO: Opção Comunicação - Assessoria de Imprensa Alcoa Poços de Caldas
C
Com o tema ‘Impacto social e diversidade: a potência das comunidades empreendedoras’, o evento reúne, de 22 a 24 de junho, especialistas, empreendedores, colaboradores Alcoa e demais interessados
 
Discutir impacto social, diversidade e a potência das comunidades empreendedoras é o tema central da segunda edição do Festival da Cultura Empreendedora, promovido pelo Instituto Alcoa de 22 a 24 de junho. Ao longo dos três dias, a programação contará com oficinas, painéis, rodas de conversas, feiras de exposição, além de atividades culturais de diferentes regiões do Brasil.
 
O evento reunirá especialistas, colaboradores Alcoa, membros dos Conselhos Consultivos de Relações Comunitárias, organizações sociais, empreendedores das regiões do Pará, Maranhão, Minas Gerais e São Paulo e todos(as) os(as) interessados(as) em dialogar sobre cultura empreendedora e a importância de fortalecer a diversidade em projetos de geração de renda, assim como encontrar caminhos para toda a sociedade apoiar essas iniciativas em prol de um país mais igualitário.
 
A edição de 2022 será híbrida. As atividades dos dias 22 e 24 serão presenciais, nos territórios de atuação do Instituto Alcoa. No dia 23 as atividades são de forma online, gratuitas e abertas para todos os interessados no tema.
 
“Toda a comunidade pode impulsionar o empreendedorismo local e fortalecer esse campo. Existem ótimas iniciativas acontecendo nos territórios onde a Alcoa atua e, por isso, acreditamos que trazer essas experiências e trajetórias pode ser uma forma de incentivar que mais pessoas possam seguir o caminho de uma vida empreendedora, aproveitando seus talentos e trocando conhecimento com quem já passou por isso”, comenta Tatiana Bizzi, diretora-executiva do Instituto Alcoa.
 
Juntamente com Educação, Geração de Trabalho e Renda é uma das frentes prioritárias da atuação do Instituto Alcoa, que há 32 anos atua em parceria com atores locais para promover o desenvolvimento e tornar as regiões de Poços de Caldas, em Minas Gerais; São Luís, no Maranhão; e Juruti, no Pará, mais inclusivas e menos desiguais.
 
“Nesse sentido, a cultura empreendedora se coloca como tema fundamental. Apoiamos ações de qualificação profissional, inclusão produtiva e incentivo ao empreendedorismo para o acesso a trabalho e renda, principalmente a partir do Programa de Apoio a Projetos. Em 2021, investimos mais de 1,9 milhão de reais em 16 projetos comunitários.
Entre outras iniciativas, realizamos ações no nosso Programa de Voluntariado, com foco na formação profissional de jovens para o mundo do trabalho, e apoiamos grupos produtivos comunitários.”
 
PROGRAMAÇÃO - No dia 23, o Festival será 100% online, aberto e gratuito, com quatro atividades programadas. O painel de abertura, por exemplo, terá como tema ‘Empreender é transformar realidades: valorização das diversidades em iniciativas de geração de trabalho e renda’, e contará com três convidadas para discutir a importância e os benefícios de considerar as diversidades em iniciativas de geração de trabalho e renda.
Em seguida, três empreendedoras compõem a roda de conversa que trará dicas para que todos possam participar e fortalecer o empreendedorismo local. Completam a programação do dia 23 um Banco de Práticas no qual empreendedores irão compartilhar suas experiências, e a atividade cultural, que terá a participação de colaboradores Alcoa com músicas, danças e outras atrações.
Já os dias 22 e 24 contarão com atividades presenciais e online nas localidades. No dia 22, em Juruti (PA); no dia 24, em Poços de Caldas (MG) e São Luís (MA). Nos territórios, serão realizadas palestras, rodas de conversa, oficinas, feiras de exposição de empreendedores e outras atividades.
 
COMO PARTICIPAR - A programação completa e detalhada, bem como a lista de todos os convidados, pode ser acessada na página do Festival (www.festculturaempreendedora.com.br).
Para as atividades do dia 23/06 não é preciso fazer inscrição prévia. Basta escolher aquela que gostaria de participar e clicar no botão “assista” no horário determinado para se conectar pela ferramenta Microsoft Teams. Nos demais dias é necessário conferir previamente as informações específicas de cada território (horário, local, se a programação é aberta) e a forma de participação.
No site, é possível também conferir diversos materiais, como reportagens, podcasts e pesquisas a respeito da temática, assim como baixar um kit de comunicação do evento, que pode ser compartilhado nas redes sociais.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Precisa de ajuda?
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp