17/06/2022 às 15h36min - Atualizada em 17/06/2022 às 15h36min

Cenário de novela: Conheça as belezas do Pantanal entre os estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul

FONTE: Profissionais do Texto - Fernanda Nalon - FOTO: Abraao Paes
c 
Segundo dados do Fundtur/MS, houve uma alta de mais 100% na procura pelo turismo da região desde o início da novela global
 
Com uma área de cerca de 250 mil km², o Pantanal é a maior planície inundável do mundo e estende-se pela Bolívia, Paraguai e Brasil, entre os estados Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. A região voltou a despertar o interesse do público que acompanha a novela da Rede Globo gravada na região do bioma, remake do clássico da extinta TV Manchete. Segundo dados do Fundtur/MS (Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul), houve uma alta de mais 100% na procura pelo turismo da região desde o início do folhetim. “Viajar é uma construção social que está sujeita a tendências e modas. A exibição da produção televisiva mostrou aos turistas a exuberância do local e tornou irresistível uma visita”, argumenta Carlos Eduardo Pereira, Diretor Executivo da Bancorbrás Turismo.

Para além de uma história envolvente e personagens marcantes como o Velho do Rio e Juma Marruá, as belas paisagens pantaneiras, que são o pano de fundo da trama, enchem os olhos dos turistas. “Entre as muitas atividades estão as excursões para observação da fauna e da flora, caminhadas e trilhas, passeios de canoa e de barco para aproveitar a rica biodiversidade. É o local perfeito para quem quer acordar ao som de araras e maritacas e presenciar um pôr do sol alaranjado, com direito a revoada de pássaros. E engana-se quem pensa que o destino se resume a isso. Alguns municípios contemplados pelo bioma como: Anastácio (MS), Aquidauana (MS), Miranda (MS), Corumbá (MS) e Ladário (MS), são uma combinação de história, modernidade, vida cultural, sabores, diversão e aventura. Há uma grande infraestrutura para atender as mais diversas exigências", explica Carlos Eduardo. 

Considerado Patrimônio Natural Mundial pela UNESCO, com mais de duas mil espécies de plantas e mais de mil espécies de animais para conhecer e ver de perto, os visitantes do local também precisam atentar-se à preservação. “O ecossistema mais rico do Brasil, com uma geografia variada entre planícies, rios, montanhas e floresta, permite ao viajante entrar em contato com a natureza e se aventurar ao mesmo tempo. Por isso, é importante ressaltar a nossa responsabilidade de proteger as nossas riquezas naturais também por meio de um turismo sustentável. Devemos ter o discernimento de aproveitar os recursos sem esgotá-los, de maneira consciente. No caso do Pantanal, nós da Bancorbrás prezamos por incluir nos pacotes de viagem guias especialistas da região que mostrarão tudo que há para ser mostrado, sem ultrapassar os limites do próprio meio ambiente”, defende Carlos Eduardo.

Para informações sobre os roteiros, acesse o site.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Precisa de ajuda?
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp