FONTE E FOTO: Secretaria Municipal de Comunicação Social da Prefeitura de Poços de Caldas
As escolas das redes municipal, estadual e particular de Ensino de Poços de Caldas já receberam o regulamento e o formulário do Concurso de Redação EPTV na Escola, voltado para alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, incluindo Educação de Jovens e Adultos (EJA) que, neste ano, terá como tema “Por que acreditamos que o mundo virtual é real?”. A iniciativa pretende colaborar para que cada jovem participante possa se transformar, durante o processo das etapas de construção do próprio texto, atuando na sua construção como cidadão crítico e possível agente de transformação social na comunidade em que vive, além de oferecer uma oportunidade aos talentos da região, dando protagonismo e voz aos finalistas do concurso.
Os 15 estudantes classificados da cidade de Poços de Caldas, sendo cinco da rede estadual (incluindo EJA), cinco da rede municipal e cinco da rede particular ganham um dia de passeio em Varginha (MG) e visita à sede da EPTV. No final, serão escolhidos os 10 melhores trabalhos da região. Além de prêmios, os autores fazem parte da produção de uma série de reportagens baseadas no texto das redações finalistas, que será exibida no telejornal da EPTV Sul de Minas. Além dos dez estudantes, os professores orientadores desses alunos, o diretor e a escola do primeiro colocado também serão premiados.
A Secretaria Municipal da Educação e Superintendência Regional de Ensino de Poços de Caldas são responsáveis por coordenar a primeira etapa do concurso realizada localmente. Em Poços, a Comissão Julgadora é composta pelas representantes da SRE Andrélia Vieira Angelo e Aparecida Assunta Ferreira Morás e pelas representantes da SME Graziela de Gouvêa Gonçalves Miguel, Sandra Maria de Sousa Tavares e Rosa Maria Martins Alves.
As escolas devem protocolar as redações selecionadas (no máximo três redações por turma de 9º ano) até o dia 26/06, na Secretaria Municipal de Educação (Rua Prefeito Chagas, 464 - Centro - Salas 9 e 10 - Divisão de Projetos de Educação Complementar), seguindo as orientações do regulamento.