Brand-News Publicidade 1200x90
07/06/2022 às 16h50min - Atualizada em 07/06/2022 às 16h50min

Festival de Inverno de Campos do Jordão chega à sua 52ª edição inspirado no Modernismo

FONTE: FUNDAÇÃO OSESP - FOTO: Bruna Brandão
Osesp e maestro Thierry Fischer na abertura do 51º Festival de Campos do Jordão, em julho de 2021
c 
Evento acontece de 02 a 31 de julho e terá mais de 80 concertos em quatro locais de Campos do Jordão e também na Sala São Paulo; com o tema “Modernos Eternos”, Festival apresenta programação focada no centenário da Semana de Arte Moderna de 1922
 
Festival de Inverno de Campos do Jordão, reconhecido como o maior e mais tradicional evento de música clássica da América Latina, chega à sua 52ª edição em 2022. A programação artística e pedagógica acontece de 02 a 31 de julho e estará dividida entre as cidades de Campos do Jordão e São Paulo. O Festival de Campos do Jordão é promovido pela Fundação Osesp, pela Prefeitura de Campos do Jordão e pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado.

Serão ao todo 84 concertos, sendo 90% deles gratuitos, em quatro locais espalhados por Campos do Jordão: o tradicional Auditório Claudio Santoro, no Parque Felicia Leirner (apresentações de sexta a domingo); o recém-inaugurado Parque Capivari (sábados e domingos); o Palácio Boa Vista, com concertos na Capela de São Pedro e em um palco externo (sábados e domingos); e a histórica Igreja de Santa Teresinha, no centro da cidade (sextas-feiras). A Sala São Paulo também terá uma agenda diária de apresentações, divididas entre a Sala de Concertos e a Sala do Coro, e com ênfase em apresentações de Artistas do Festival.

MODERNISMO - Os 100 anos da Semana de Arte Moderna de 1922, completados em fevereiro último, permeiam toda a programação do Festival, que neste ano acontece com o tema Modernos Eternos. A expressão é inspirada no início do poema Eterno, do livro Fazendeiro do Ar (1954), do poeta mineiro Carlos Drummond de Andrade.
Um panorama do modernismo internacional, em especial das décadas de 1920 e 1930, poderá ser ouvido nos programas do Festival, com obras sinfônicas e camerísticas de compositores que chegaram à maturidade nesse período, como Igor Stravinsky, Béla Bartók, Manuel de Falla, Sergei Prokofiev, Silvestre Revueltas, Paul Hindemith, Bohuslav Martinů e, é claro, Heitor Villa-Lobos, o grande nome da música brasileira presente na Semana de 1922. Também serão lembrados o bicentenário do romântico belga César Franck e o centenário do vanguardista brasileiro Gilberto Mendes.

PROGRAMAÇÃO ARTÍSTICA - Destacam-se, na programação artística do Festival na cidade de Campos do Jordão, concertos da Osesp na abertura (com seu Diretor Musical e Regente Titular, Thierry Fischer, e o pianista canadense Jan Lisiecki, no dia 02) e no penúltimo dia do evento (com o maestro costa-riquenho Giancarlo Guerrero, dia 30); da Orquestra Filarmônica de Goiás sob a batuta de Neil Thomson (dia 16); da Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo com regência de Roberto Minczuk e participação do violonista Yamandu Costa (dia 24); da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas com seu novo regente, Carlos Prazeres (dia 30); da Orquestra do Festival com o violoncelista alemão Leonard Elschenbroich (dia 31); um concerto de música antiga com a Orquestra de Câmara da Cidade de Curitiba (dia 23); a participação de talentosas Orquestras Jovens brasileiras, como a Ojesp (dia 03), a Experimental de Repertório, a do Theatro São Pedro e a de Mogi das Cruzes (todas no dia 09); e um recital do pianista Lucas Thomazinho com a violoncelista Marina Martins, que venceu o concurso Jovens Solistas de 2018 (dia 22).

MÓDULO PEDAGÓGICO - No módulo pedagógico, o Festival de Campos do Jordão receberá ao todo 142 alunos e 52 professores, que juntos vivenciarão mais de 1.000 horas-aula ao longo de quase um mês de Festival. Estão programadas seis masterclasses com dois professores de destaque no cenário musical internacional: o violoncelista Leonard Elschenbroich e o pianista Alexei Grynyuk (que também realizam um recital no Festival, no dia 29). A Orquestra do Festival, formada por alunos e professores, se apresentará sob a regência do brasileiro - radicado nos Estados Unidos - Marcelo Lehninger, do turco Çem Mansur e do inglês - radicado no Brasil - Neil Thomson. Haverá, ainda, a entrega do tradicional Prêmio Eleazar de Carvalho, cujo nome homenageia o maestro criador do Festival e que premiará o músico de maior destaque do evento. A programação completa pode ser acessada no site do Festival.
 
PRÊMIOS E BOLSAS - O Prêmio Eleazar de Carvalho contemplará o/a bolsista que mais se destacar nessa edição, concedendo a ele/a uma bolsa de US$ 1.400 mil mensais para estudar por um período de até nove meses em uma instituição estrangeira de sua escolha, além de ter cobertas as despesas de translado entre o Brasil e o exterior. A Fundação Osesp poderá premiar outros bolsistas que se destacarem durante as atividades com bolsas na Academia de Música da Osesp.

REALIZAÇÃO - O 52º Festival de Verão e Inverno de Campos do Jordão é um programa do Governo do Estado de São Paulo, realizado por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado e pela Fundação Osesp. Tem direção executiva de Marcelo Lopes, direção artística de Arthur Nestrovski e coordenação artístico-pedagógica de Fábio Zanon.
O Festival conta o patrocínio da cerveja Baden Baden, da Sabesp e do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Promoção da Folha de S.Paulo e da 29Horas.
 
AMIGOS DO FESTIVAL - Desde 2013, a Fundação Osesp conta com a colaboração de uma rede de estabelecimentos comerciais da cidade de Campos do Jordão, que contribui para a divulgação de informações sobre a programação de concertos. Esses estabelecimentos recebem um selo que os identifica como Amigos do Festival e mostra engajamento com um dos mais tradicionais projetos culturais da cidade.
 
MAIS INFORMAÇÕES E CONTEÚDOS:
Site oficial do Festival
YouTube oficial
Instagram oficial
Facebook oficial
Twitter oficial

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.