Brand-News Publicidade 1200x90
07/06/2022 às 16h45min - Atualizada em 07/06/2022 às 16h45min

Clima frio aumenta risco de lesões em atividades físicas

FONTE E FOTO: Ideal H+K Strategies
c 
Aquecimento antes da prática esportiva é indispensável para acelerar o metabolismo e aliviar a rigidez muscular
 
Com a chegada do clima frio, a prática de exercícios físicos se torna mais desafiadora: o corpo exige mais do nosso metabolismo para se manter aquecido e o enrijecimento da musculatura tende a aumentar. Contudo, manter a movimentação e realizar aquecimentos antes de iniciar atividades esportivas é imprescindível para evitar o risco de lesões musculares.
 
De acordo com o coordenador dos cursos de Fisioterapia e Educação Física da Faculdade Pitágoras, professor Paulo Antônio Rezende, os problemas mais comuns deste período do ano são as distensões e os estiramentos nos músculos, principalmente nos membros inferiores (coxas, pernas, tornozelos e pés). “Em temperaturas baixas, o momento de se aquecer merece ainda mais destaque, uma vez que demoramos para atingir a flexibilidade necessária para que não haja contrações”, orienta.
 
O profissional destaca que a frequência cardiorrespiratória ganha ritmo durante os aquecimentos, o que estimula a circulação do sangue e prepara a musculatura para atividades intensas. “O objetivo é sentir que a respiração e os batimentos do coração estão mais altos em comparação com o período de repouso”, pontua o docente. “O recomendado é se preparar de forma gradativa, para que não se exija muito do corpo ainda ‘gelado’. Caso contrário, é possível gerar lesões e afastamentos de tempo indeterminado”, continua.
 
O especialista destaca que, para aquecer o corpo, basta separar 10 minutos antes de realizar qualquer esporte. O hábito é capaz de aumentar a mobilidade articular e a velocidade na liberação de energia no organismo, além de proporcionar a troca de oxigênio na hemoglobina e acelerar os impulsos nervosos, que facilitam a movimentação. “Acontece a contração e relaxamento dos músculos dos membros de forma mais rápida, eficiente e com amplitude. Sendo esse o processo ideal para alcançar resultados sem danos para o nosso bem-estar”, completa Rezende. 
 
Para as pessoas que não se exercitam com frequência, o professor alerta que é preciso estar atento a fatores como o condicionamento físico antes de realizar atividades esporádicas. “Muitas lesões acontecem durante o futebol no final de semana ou as corridas e caminhadas durante as férias. É preciso ter atenção e buscar orientação profissional”, ressalta. “Se for realizar atividades em áreas abertas e com fortes correntes de vento, é recomendado utilizar agasalhos para o conforto térmico”, finaliza.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.