Brand-News Publicidade 1200x90
02/06/2022 às 15h21min - Atualizada em 02/06/2022 às 15h21min

Começa nesta quinta-feira a ExpoQueijo Brasil 2022, em Araxá

FONTE: Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) - FOTO: Danielle Moura / Seapa
c 
Evento, que vai até domingo (5/6), conta com concurso internacional de queijos artesanais, feira, praça gastronômica e programação técnica do Sistema Agricultura
 
A ExpoQueijo Brasil 2022 - International Cheese Awards tem início nesta quinta-feira (2/6), no Tauá Grande Hotel e Termas de Araxá, na região do Alto Paranaíba, e vai até o domingo (5/6). Neste ano, o concurso internacional de queijo artesanal tem 894 produtos inscritos, de 255 produtores. Do total, são 546 mineiros, 198 de outros estados e 150 estrangeiros, com concorrentes da Itália, Peru, Vietnã, Chile, Bolívia, Portugal e da Argentina.

Para o diretor de Agroindústria e Cooperativismo da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Ranier Chaves Figueiredo, a disputa promete ser acirrada. "Tivemos um recorde de inscrições. De fato, conheceremos os melhores queijos artesanais do mundo. Será emocionante", avalia.
 
A realização da ExpoQueijo é da Bonare Eventos, em parceria com associações de produtores de queijos, e com a correalização do Governo de Minas, por meio da Seapa e de suas vinculadas - a EMATER, a Epamig e o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA). Também são apoiadores o Sebrae e a Faemg. O Estado de Minas Gerais colaborou ainda com o patrocínio de R$ 300 mil, via Lei de Incentivo à Cultura.

CONCURSO - A curadoria do Concurso Internacional do Queijo é da Organização Nacional de Provadores de Queijo (Onaf), única instituição italiana que forma provadores desses produtos com método codificado. Por sua vez, o júri é composto por especialistas brasileiros e do exterior.
O resultado da disputa, nas diversas categorias, será anunciado no sábado (4/6). Em 2021, Minas Gerais conquistou 66 medalhas, sendo 22 de ouro, 19 de prata e 25 de bronze. Em segundo lugar, no ranking de condecorações nacionais, ficou São Paulo, somando 22 prêmios. Já o vencedor do super ouro foi da Itália.

FEIRA - A organização se prepara para receber cerca de 50 mil pessoas, entre produtores, mestres queijeiros, demais profissionais da cadeia do queijo e do agronegócio, jornalistas e visitantes leigos. A estrutura contará ainda com Feira Internacional e Vila Gastronômica, onde 66 expositores estarão presentes, de quinta-feira (2/6) a sábado (4/6), das 14h à meia-noite, e domingo (5/6), das 10h às 18h.
No estande do Sistema Agricultura, servidores da Emater-MG, da Epamig e do IMA oferecerão um plantão técnico a queijeiros. No espaço, o público ainda poderá conferir um Museu do Queijo, produzido pela Emater-MG. A engenheira de alimentos da equipe de queijos artesanais da empresa, Fernanda Quadros, adianta um pouco do que estará exposto. "Estamos preparando um memorial para expor peças antigas ligadas à produção de queijo. São peças que preservam a memória dessa tradição mineira", conta.
Já o pesquisador da Epamig e coordenador do programa de pesquisa em Leite e Derivados, Junio de Paula, destaca a participação da empresa. "Contribuiremos ao estande com degustação de queijos, distribuição de cartilhas e outras publicações", afirma.

CAPACITAÇÕES - O evento conta uma programação técnica do Sistema Agricultura e parceiros, voltada para produtores, lojistas e demais profissionais da área, no intuito de valorizar a produção artesanal de queijos. "Nosso objetivo é propiciar atualizações e discussões sobre o mercado queijeiro, para que o produtor tenha acesso a novos conhecimentos e possa aperfeiçoar o seu trabalho", explica a assessora técnica de Cooperativismo e Agroindústria da Seapa, Sandra Santos. Para isso, serão realizadas atividades teóricas e práticas. Na quinta (2/6) e na sexta-feira (3/6), das 18h às 19h, ocorre a oficina com o tema "Como lucrar e crescer na produção de queijos", oferecida pelo Senar Minas.
O V Seminário de Queijos Artesanais acontece na sexta-feira (3/6), das 8h às 12h, e debate a caracterização das regiões produtoras, pesquisa e regulamentação. No sábado (4/6), das 8h às 12h, a mesa redonda “Comercialização: Quais as tendências de mercado para os Queijos Artesanais?” será ofertada pelo Ministério da Agricultura.
Também no sábado, das 10h às 12h, o Senar realiza uma degustação comentada. E, durante a tarde, das 15h30 às 17h30, a instituição promove uma capacitação sobre os principais defeitos em queijos artesanais.
A programação é gratuita. Interessados devem se inscrever neste link.
Mais informações: www.expoqueijobrasil.com.br

SERVIÇO:
ExpoQueijo Brasil 2022 - International Cheese Awards
Data: 2/6 a 5/6/2022
Horário: 2/6 a 4/6 (quinta-feira a sábado), das 14h à meia-noite, e 5/6 (domingo), das 10h às 18h
Local: Tauá Grande Hotel e Termas de Araxá. Rua Águas do Araxá, s/nº - bairro Barreiro - Araxá (MG)

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.