19/02/2021 às 15h05min - Atualizada em 19/02/2021 às 15h05min

Evento online do IMS celebra os 90 anos da fotógrafa Maureen Bisilliat

FONTE: IMS Poços - FOTO:
FOTO: Juan Esteves IMS
.
Para celebrar os 90 anos da fotógrafa, completados no dia 16 de fevereiro, o Instituto Moreira Salles promove uma conversa entre Maureen Bisilliat e os curadores Rachel Rezende, Miguel del Castillo e Sergio Burgi para abordar a trajetória da artista. Consagrada no campo da fotografia, Bisilliat também tem um percurso relevante em vídeo, ao qual se dedicou a partir dos anos 1980.
O evento, que acontece neste sábado (20), às 17h, dá início à semana de encerramento da exposição Agora ou Nunca - Devolução: paisagens audiovisuais de Maureen Bisilliat, que foi apresentada no último ano em São Paulo e que está em cartaz até o dia 28 de fevereiro no centro cultural do Instituto Moreira Salles em Poços de Caldas.
Não é necessário se inscrever antecipadamente. O evento terá transmissão ao vivo com tradução simultânea em Libras pelo YouTube do IMS e opção de legendas automáticas para quem assistir pelo Facebook.
 
Maureen Bisilliat é fotógrafa e documentarista. Nasceu em Englefieldgreen, Inglaterra, em 1931, e chegou ao Brasil em 1952, aqui se radicando. Iniciou na fotografia em 1962, tendo atuado por dez anos nas revistas Realidade e Quatro Rodas. Essas andanças resultaram na elaboração de um projeto traçando equivalências fotográficas dos mundos retratados por Euclides da Cunha, João Guimarães Rosa, Jorge Amado, João Cabral de Melo Neto e Adélia Prado. De 1972 a 1977, visitou com frequência o Xingu. Em 1979, lançou, em coautoria com os irmãos Villas-Bôas, a publicação Xingu/Terra e participou com uma sala especial da XIII Bienal de São Paulo (1975). Em 1988, foi convidada por Darcy Ribeiro para contribuir na criação de um acervo de arte popular latino-americana, do qual nasceu o Pavilhão da Criatividade no Memorial da América Latina. Foi diretora deste espaço de 1989 a 2010. Em 2003, o Instituto Moreira Salles adquiriu seu acervo fotográfico.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Precisa de ajuda?
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp