01/06/2022 às 15h12min - Atualizada em 01/06/2022 às 15h12min

Gramadotur apresenta atrações do 37º Natal Luz e o lago do Serra Park é o novo palco do Nativitaten

FONTE: Espaço Empresarial - Fotos - Cleiton Thiele
Diego Scariot, Luia Barbacovi, Nestor Tissot e Décio Tissot durante o anúncio das novidades do Natal Luz
c 
O Nativitaten, conhecido como o show do lago no Natal Luz de Gramado, terá um novo palco a partir deste ano: o lago do Centro de Eventos Serra Park. Outra atração anunciada será a Fantástica Fábrica de Natal, que volta ao calendário da programação do 37º Natal Luz de Gramado - que acontece de 27 de outubro de 2022 a 29 de janeiro de 2023. Estas e outras novidades foram apresentadas pela Gramadotur, autarquia realizadora do evento. Participaram do anúncio o prefeito de Gramado, Nestor Tissot, vice-prefeito e presidente do Conselho da Gramadotur, Luia Barbacovi, e o diretor de eventos da autarquia, Diego Scariot. A secretária de Turismo e presidente da Gramadotur, Rosa Helena Volk, não participou da cerimônia por estar se recuperando de problemas de saúde.
 
Na apresentação da edição deste ano foram anunciados os quatro grandes espetáculos, com uma novidade: eles iniciarão às 20h30, meia hora antes do que nas edições anteriores, atendendo uma solicitação dos visitantes. O Reino do Natal, que tem formato circular, ocorrerá no Expogramado das 10h às 13h e das 14h às 17h, de quarta a segunda-feira. Outra novidade anunciada foi o retorno do Show de Acendimento das Luzes para a frente do Palácio dos Festivais, com a encenação que sempre encantou os visitantes. “Aos poucos o Natal Luz vai voltando a seu formato original”, comemorou o prefeito Nestor Tissot. O novo local do Nativitaten, segundo ele, vai proporcionar uma grande melhoria para os visitantes e gramadenses. “Aqui temos mais espaço e desafoga o centro da cidade. E outras atrações natalinas podem ser programadas para o Serra Park”, afirmou. Ele frisou que o Lago Joaquina sempre foi importante para o Natal Luz, mas este espaço precisa ser revitalizado, destacando que já estão previstos investimentos na recuperação deste complexo turístico e cultural.
Luia Barbacovi destacou que a mudança de local atende uma reivindicação antiga da comunidade com relação à manutenção do Lago Joaquina Rita Bier. “Lá também tínhamos a questão da logística e da recuperação do lago e do seu entorno”, afirmou Luia. Ela comentou que no Serra Park será mantido um dos símbolos do Nativitaten, que é o espelho d´água.
 
Expectativa de 2,5 milhões de visitantes
 
Falando da expectativa de 2,5 milhões de visitantes para o período do Natal Luz, Diego Scariot citou os quatro eventos pagos que serão mantidos, destacando o retorno da Fantástica Fábrica, além das atrações gratuitas como os shows diários na Rua Coberta, a Parada de Natal e a apresentação da Orquestra Sinfônica de Gramado. “Também devemos ter a estreia da Orquestra Jovem e o aproveitamento de alguns alunos da Escola das Artes nos diversos atrativos do Natal Luz”, afirmou Diego. A Escola das Artes retomou as atividades este ano.
Diego destacou, ainda, que o projeto de decoração será assinado por Cláudia Casagrande, cenógrafa gramadense experiente nesta área, incluindo o próprio Natal Luz.
 
Os ingressos para os grandes espetáculos começarão a ser vendidos a partir da segunda quinzena de junho, pela própria Gramadotur, que adquiriu uma tiqueteira própria (serviço que deixará de ser terceirizado). A expectativa é vender em torno de 220 mil ingressos. O público visitante deve ser superior a 2,5 milhões de pessoas, estima Scariot.
 
Manutenção da magia do evento
 
O Nativitaten deixa o Lago Joaquina Rita Bier, depois de estrear neste espaço público em novembro de 2001. Mas o complexo do Lago recebia espetáculos do Natal Luz desde 1990, quando os Grandes Concertos que ocorriam em frente à Igreja Matriz São Pedro foram transferidos para aquele local. Apesar do novo cenário, o Nativitaten promete manter as mesmas características dos espetáculos anteriores, com cantores e cantoras de renome internacional, coral, bailarinos e bailarinas, que prometem muita emoção. O espetáculo continuará sob a direção de Linus Lerner e terá 23 apresentações.
O retorno da Fantástica Fábrica de Natal à programação do Natal Luz também deve contribuir para que o evento amplie ainda mais a sua magia. O musical nasceu em 2006, tendo como palco a Carriéri, junto ao Lago Negro. Este espetáculo musical será apresentado no Pavilhão 3 do Expogramado e conta a história de uma criança que é levada por um anjo para a Fantástica Fábrica de Natal e lá conhece o poder do “acreditar”. Essa nova energia promove a mágica natalina: dão vida a bonecas e soldadinhos. Serão 23 apresentações sob direção de Daniel Colin.
O Reino do Natal e o Grande Desfile serão mantidos no Expogramado, e ambos serão dirigidos por Abramo Machado. O Desfile terá 23 apresentações, enquanto que o Reino terá encenações de hora em hora.
Além destes espetáculos pagos, o 37º Natal Luz de Gramado manterá as atrações, como a Vila de Natal (Praça das Etnias), Show de Acendimento, Parada de Natal, Tannenbaum Fest - Festa dos Pinheirinhos, Árvore Cantante, shows na rua Coberta, entre outros, valorizando os artistas locais.
 
TRÊS ESPETÁCULOS ABERTOS - O 37º Natal Luz terá, novamente, espetáculos abertos com troca de alimentos por ingressos. As apresentações devem ocorrer nos dias 24, 25 e 26 de outubro.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Precisa de ajuda?
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp