Brand-News Publicidade 1200x90
30/05/2022 às 16h24min - Atualizada em 30/05/2022 às 16h24min

Gigante mundial quer construir cinco complexos de usinas solares fotovoltaicas em Minas Gerais

FONTE: GOVERNO DE MINAS - SEC. GERAL - Sup. Central de Imprensa - FOTO: Dirceu Aurélio / Imprensa MG
C 
Shell prevê investimentos em energia renovável nas regiões Norte, Noroeste e Central do estado
 
Com a intenção de construir cinco complexos solares fotovoltaicos em Minas Gerais, a Shell Energy Brasil, subsidiária da Shell focada em opções renováveis e sustentáveis de energia, pretende levar investimentos para as regiões Norte, Noroeste e Central do estado. A companhia britânica, mais conhecida no Brasil pela atuação do mercado de óleo e gás, e o Governo de Minas Gerais, assinaram, nesta segunda-feira (30/5), protocolo de intenções que prevê o investimento de aproximadamente R$ 7 bilhões em energia solar. 
O acordo assinado entre o Governo e a multinacional prevê estudos para instalação de usinas solares nas cidades de Corinto, na região Central, Arinos e Brasilândia de Minas, no Noroeste, e Janaúba e Várzea da Palma, no Norte do estado. O investimento fortalecerá a posição de liderança nacional de Minas Gerais na geração de energia limpa no país. 
O governador Romeu Zema, além de comemorar a assinatura do protocolo, apresentou ao presidente da Shell Brasil, André Araujo, outras potencialidades na área energética consideradas estratégicas para o Governo de Minas. “Além da energia solar, Minas Gerais tem outras oportunidades na área de geração de energia e captação de carbono. O estado tem a maior área reflorestada do Brasil e disponibilidade de 300 mil hectares para receber investimentos. Os aterros sanitários, com a geração do gás metano, pode ser outro nicho que a Shell poderá apostar em Minas”, elencou.

DESENVOLVIMENTO - Zema destacou que a decisão da multinacional investir em Minas é de extrema importância para que a política de atração de negócios continue se expandindo. “Ampliando nosso parque de geração e melhorando a infraestrutura, com os investimentos da Cemig de R$ 22 bilhões, continuaremos crescendo”, explicou.
Se todas as usinas solares forem construídas, os complexos podem gerar, juntos, até 2,1GW, o suficiente para abastecer uma cidade de 2 milhões de habitantes. As obras devem começar a partir de janeiro do ano que vem, com previsão do primeiro complexo entrar em operação em janeiro de 2025.
Para se ter uma ideia do tamanho do volume de investimento, Minas Gerais possui atualmente, 2,4 GW de potência instalada de geração de energia fotovoltaica, segundo a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), somando geração centralizada (730 MW) e geração distribuída (1,68 GW). Somente as usinas da Shell quase que dobram a capacidade instalada hoje no estado.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.