30/05/2022 às 15h31min - Atualizada em 30/05/2022 às 15h31min
NOTAS RÁPIDAS - 30/05
27% DAS BRASILEIRAS JÁ SOFRERAM ABORTO, DIZ ESTUDO
Cerca de 23 milhões de gestações em todo o mundo terminam em aborto espontâneo a cada ano, em média 15% do total; conforme demonstram estimativas publicadas na revista médica The Lancet em 26 de abril de 2021. E conforme observou a Famivita em seu mais recente estudo, 27% das brasileiras já sofreram aborto. Principalmente as mulheres dos 35 aos 39 anos, com 41% das participantes. E dos 30 aos 34 anos, com 36% delas.
Os dados por estado demonstram que o Amapá é o estado com o maior número de mulheres que já sofreram aborto, com 45% das respondentes. No Rio de Janeiro e em Santa Catarina, pelo menos 29% já tiveram alguma perda. Em São Paulo e Minas Gerais, 28% e 26%, respectivamente, já sofreram aborto. O estado com o menor percentual de abortos é o Paraná com 21% das participantes.
FONTE: Caroline Virgilli - [email protected]
NO FIM DE SEMANA DE ESTREIA, ‘TOP GUN: MAVERICK’ DECOLA E LIDERA VENDAS NA INGRESSO.COM
No fim de semana de estreia no Brasil, ‘Top Gun: Maverick’ decolou e foi líder em vendas na Ingresso.com. Entre os dias 26 e 29 de maio, a produção estrelada por Tom Cruise foi responsável por 71% de todos os tickets adquiridos no período.
‘Doutor Estranho no Multiverso da Loucura’ apareceu logo na sequência. A pré-venda de ‘Jurassic World: Domínio’, que estreia nessa quinta (02), ‘Sonic 2’ e ‘O Homem do Norte` completaram, respectivamente, o ranking da Ingresso.com. São Paulo foi a cidade que vendeu mais ingressos no período. Rio de Janeiro, Campinas, Curitiba e Brasília também se destacaram.
FONTE: Ingresso.com - [email protected]
GOVERNO DE MINAS LANÇA O COMPETE MINAS
O governador Romeu Zema lança nesta terça-feira (31/5) o Compete Minas, uma parceria entre a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede) e a Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapemig). O objetivo é a promoção da inovação junto às empresas, cooperativas, startups e universidades por meio do lançamento de editais no valor de R$ 100 milhões para o desenvolvimento de projetos de inovação tecnológica.
O evento de lançamento vai ocorrer na Sede Fapemig, em Belo Horizonte (MG).
FONTE: GOVERNO DE MINAS - SEC. GERAL - Sup. Central de Imprensa OSESP PROMOVE ENCONTRO DE REGENTE UCRANIANO COM PIANISTA RUSSO NO PALCO DA SALA SÃO PAULO
A Temporada 2022 da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo - Osesp inicia o mês de junho com concertos na Sala São Paulo nos dias 02, 03 e 04, quando a Orquestra promove um encontro especial entre o regente ucraniano Kirill Karabits e o pianista russo Alexander Melnikov. Karabits foi escalado para substituir o venezuelano Domingos Hindoyan, que não poderá vir ao Brasil por motivos de saúde. Melnikov, por sua vez, já estava programado para esta Temporada. Obras dos também russos Prokofiev e Shostakovich, e do ucraniano Fidor Yakimenko, formam o repertório. Já no domingo (05/jun), às 18h, Melnikov volta sozinho ao palco da Sala para um recital dentro da Festa Internacional do Piano - FIP Clássica, com peças de Schubert, Brahms e Debussy no repertório.
A performance da Osesp do dia 03 de junho, às 20h30, terá transmissão digital pelo canal da Orquestra no YouTube - Concerto Digital
FONTE: Fundação Osesp - Fabio Rigobelo
MINAS GERAIS GANHA PRIMEIRA UNIDADE MÓVEL DE DOAÇÃO DE SANGUE
O Governo de Minas entregou, nesta segunda-feira (30/5), a nova unidade móvel de coleta de sangue de Minas Gerais. O ônibus da Fundação Hemominas terá capacidade para atender cerca de 60 candidatos à doação por dia e percorrerá os municípios mineiros onde não há unidades de coleta e doação de sangue.
“O ônibus vai ampliar a doação de sangue em Minas. Além da demanda de rotina, a ação vai ajudar o Opera Mais, programa criado para reduzir a demanda reprimida por cirurgias eletivas no estado e para a qual os estoques de banco de sangue dentro da normalidade são fundamentais. Este ônibus vai poder capturar doadores em locais onde, até então, as pessoas tinham que viajar para doar sangue”, disse o governador Romeu Zema, durante visita ao veículo da Hemominas. Zema também lembrou o aumento na demanda por sangue devido às cirurgias que ficaram represadas durante a pandemia, quando os leitos foram destinados para pacientes com Covid.
A unidade móvel contará com dependências internas e áreas externas para recepção e cadastro, além de espaços para conscientização, sala de triagem, sala de enfermagem, cadeiras de coleta e cantina para os doadores. Para a aquisição do veículo foram investidos R$ 2,19 milhões, sendo parte oriunda de recursos da Fundação Hemominas e outra obtida por emendas parlamentares.
FONTE: GOVERNO DE MINAS - SEC. GERAL - Sup. Central de Imprensa