Brand-News Publicidade 1200x90
27/05/2022 às 16h30min - Atualizada em 27/05/2022 às 16h30min

Maior queijo do mundo será produzido em Ipanema - MG

FONTE E FOTO: DINO - [email protected]
,
A cidade realiza anualmente o evento “Festa do Queijo”, que também conta com uma queimadinha e doce de leite gigantes
 
A cidade de Ipanema (MG) realizará nos dias 16, 17 e 18 de junho a 12ª edição da Festa do Queijo, um evento que já se tornou tradição não só localmente, mas em todo o estado de Minas Gerais.
Ipanema já detém o recorde de maior queijo do mundo, e este ano a expectativa é de que a iguaria alcance cerca de 2.400kg. Na última edição do evento, realizada em 2019, o recorde foi de 2.284kg para o queijo, 828kg para o doce de leite, e 1.150 litros para a queimadinha.
 
Ipanema é uma importante bacia leiteira do Vale do Rio Doce. Com 20 mil habitantes, localizada a 365 km de Belo Horizonte, tem como propulsor da economia a pecuária leiteira. A cidade ficou nacionalmente conhecida pela produção do queijo gigante, e este ano, em parceria com o laticínio Dois Irmãos e a fábrica de doces Nhá Nair, espera realizar a maior edição do evento.
 
No dia 18 de junho, o queijo e o doce de leite desfilarão pela cidade em carro aberto e em seguida serão cortados e distribuídos gratuitamente para a população na Praça Coronel Calhau.
Para a pesagem do queijo e do doce de leite, a auditoria será realizada pelo Rank Brasil. Além das iguarias gigantes, a Festa do Queijo conta com uma programação voltada para a valorização da gastronomia e da cultura local, e contará também com shows de talentos da região - tendo como atração principal o cantor Tierry.
 
Produção do queijo, doce de leite e queimadinha
 
Para a produção do queijo, serão gastos 25 mil litros de leite, além de outros ingredientes, como cloreto de cálcio, coalho, fermento lácteo e sal. O queijo é produzido em um único dia, no entanto, seu período de maturação é de seis dias.
Já o doce de leite levará aproximadamente 1.600 litros de leite em sua produção, 440 quilos de açúcar, além de glicose e um redutor de acidez. Seu tempo de fabricação é de dois dias, e ele será produzido na semana do evento. A estimativa é de que o doce também bata seu próprio recorde e atinja cerca de 900kg.
Para a fabricação da queimadinha, serão gastos aproximadamente 1.200 litros de leite e açúcar. Ela será produzida no dia do evento e armazenada em um bule de aço inox com 1,80 metros de altura, dois metros de diâmetro e um metro de base para fogareiro.
 
O queijo, a queimadinha e o doce de leite serão distribuídos para a população na tarde do dia 18 de junho.
 
Website: https://festadoqueijoipanema.mg.gov.br
 

 
 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.