Brand-News Publicidade 1200x90
25/05/2022 às 16h14min - Atualizada em 25/05/2022 às 16h14min

Uruguai aposta no enoturismo para atrair novos visitantes

FONTE: Lucia Paes de Barros - [email protected] - FOTO: Divulgação
Rota do vinho no Uruguai
,
Brasil é o país que mais importa vinhos uruguaios e responde por 70% do total de vinhos exportados pelo Uruguai
 
Com cerca de 6 mil alqueires de área cultivada, as vinícolas uruguaias disputam com outros países a fatia de visitantes do segmento de enoturismo e vêm investindo na promoção de eventos em torno do vinho, com o apoio do INAVI - Instituto Nacional de Vitivinicultura do Uruguai. O consumo de vinhos per capita no país registra 24,5 litros por ano, enquanto os números de exportação atingem a cifra de mais de 5 milhões de litros, sendo o Brasil o país que mais importa rótulos uruguaios e responde por 70% do total exportado.
Sua uva mais emblemática é a Tannat, autóctone, mas outras variedades estão surgindo entre os produtores, como a Carbernet Sauvignon, Merlot e Cabernet Franc, entre os tintos, e a Sauvignon Blanc, Chardonnay e Albariño, entre os brancos. As principais regiões produtoras estão concentradas em Canelones, Colonia, Maldonado, Montevidéu, Rivera e Salto, e oferecem programas enoturísticos que incluem visitação, prova e experiências no vinhedo. Juntas, contribuem para que a venda de vinhos uruguaios se mantenha em alta e ultrapasse a faixa atual de 65 mil litros ao ano.
 
A participação em feiras e eventos gastronômicos está no centro da promoção dos vinhos uruguaios, seja no país ou no exterior. Em Punta del Este, nos dias 17 e 18 de junho, por exemplo, o Enjoy Punta del Este promoverá a primeira feira de vinhos uruguaios com o apoio do INAVI, reunindo cerca de 40 vinícolas, e espera receber aproximadamente 800 visitantes por dia. 
 
Salon del Vino Uruguayo acontecerá no Centro de Eventos do resort e traz em paralelo, além da exposição de vinhos, um wine tasting, e três degustações às cegas, que incluem júri de prestígio como Sergio Hormazabal, ex-presidente da associação de Engenheiros Agrônomos do Chile, conhecido degustador internacional e enólogo da Ventisquero; e André Gasperin, do Brasil, presidente da Associação Brasileira de Enologia, enólogo e proprietário da vinícola Don Affonzo, de Caxias do Sul, ao lado de outras quatro autoridades do vinho, ainda a serem confirmadas. 
Seguindo o formato do Salon del Vino Fino, feira anual de vinhos sediada pelo resort durante o verão, o evento terá estações de degustação de aproximadamente 200 rótulos do país, além de propostas gastronômicas para acompanhar, ao custo de US$ 65 dólares, e acontecerá a partir das 21h, na sexta feira (17), e no sábado, dia 18 de junho. Também na sexta-feira, serão promovidas três degustações às cegas de diversas variedades de vinhos e cepas selecionados pelo júri, às 10h, 12h e 15h, ao custo unitário de US$ 15 dólares, e USD 40 para as três degustações Albariño, Tannat envelhecido e espumantes, para quem quiser participar. Através de um app, o público participante também poderá votar no melhor vinho da seleção.
 
A tradição do Enjoy Punta del Este em sediar eventos de vinhos inclui - além de feiras do setor - os jantares harmonizados no St. Tropez, restaurante de cozinha mediterrânea do resort.  Detentor de uma adega com mais de 200 rótulos do Velho e Novo Mundo, o restaurante recebe chefs de outros países e sedia eventos gastronômicos internacionais. Já o Uruguai, por sua vez, é um país de forte tradição enoturística, com largas extensões de vinhedos e vinícolas espetaculares abertas à visitação. 
 
Os ingressos para ambos dias da Feira podem ser adquiridos pelo RedTickets.uy  https://redtickets.uy 
https://enjoypuntadelestehotel.com-hotel.com/pt/ 
 

 




 

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.