23/05/2022 às 16h05min - Atualizada em 23/05/2022 às 16h05min

NOTAS RÁPIDAS - 23-05

POSTES DE ILUMINAÇÃO DE PRAÇAS SÃO ALVOS DE VANDALISMO E FURTO DE CABOS
 
Pelo terceiro dia, a equipe técnica da DME está trabalhando em praças centrais do município para refazer as instalações de iluminação pública. Ocorreram diversos furtos de condutores na Praça Getúlio Vargas e Parque José Affonso Junqueira, e nas proximidades do Relógio Floral e Thermas Antonio Carlos.
Aproximadamente 100 metros de cabo 2x1,5mm, 100 metros de cabo 6mm, seis reatores e seis lâmpadas 250W foram retirados. Em alguns dos locais, em que os cabos não puderam ser removidos, houve vandalismo nas instalações elétricas e partes metálicas dos postes ornamentais.
“Além do prejuízo material, os danos na iluminação e instalações elétricas são visíveis e como há vários pontos para atendimento, as equipes técnicas não conseguem executar todo o trabalho de uma só vez. Ao presenciar esse tipo de ação, as pessoas devem denunciar imediatamente à Polícia Militar ou Guarda Municipal”, alerta Marco César de Oliveira, Diretor Técnico da DME.
 
FONTE: Assessoria de Comunicação DME
 
 
 
LOCOMOTIVA É RETIRADA DA PRAÇA PARA RESTAURAÇÃO
 
O 2º Batalhão Ferroviário de Araguari retirou a locomotiva situada na Praça dos Ferroviários para que ela passe por um processo de restauro e ser torne parte do Parque dos Ferroviários. O trabalho é uma parceria da Prefeitura de Araguari, através da Fundação Araguarina de Educação e Cultura (FAEC), em parceria com o Batalhão Mauá.
A locomotiva foi a primeira que circulou pelos trilhos da Estrada de Ferro Goiás em Araguari, na primeira década do século 20. Ela faz parte dos móveis da EFG: o vagão-dormitório de madeira, composto por cabine, camas, pias, sanitários e caixa d’água. Os móveis pertencentes à Estrada de Ferro Goiás foram um dos poucos conjuntos que restaram no Brasil, situados no local de origem.
 
FONTE: Sindijori-MG / Gazeta do Triângulo - Araguari
 
 
 
 
AGRONEGÓCIO MINEIRO BATE RECORDE
 
Impulsionadas pela valorização de preços, as exportações do agronegócio mineiro voltaram a bater recorde. Nos primeiros quatro meses do ano, o faturamento atingiu US$ 4,69 bilhões, com expansão de 49% em relação a igual período de 2021. A tonelada foi negociada, em média, a US$ 1.229, um salto de 48,9% na mesma base comparativa.
Por outro lado, o volume embarcado subiu apenas 0,1%, somando 3,8 milhões de toneladas, de acordo com a Seapa.
 
FONTE: Sindijori-MG / Diário do Comércio - Belo Horizonte
 
 
 
 
ESTUDANTES DA UFMG PREPARAM-SE PARA DISPUTAR A MAIOR COMPETIÇÃO DE BIOLOGIA SINTÉTICA DO MUNDO
 
Depois de seis anos, o time iGEM UFMG-UFV prepara-se para participar da maior competição de biologia sintética e de engenharia genética do mundo. A iGEM Global 2022 (International Genetically Engineered Machine), promovida todos os anos pelo Massachusetts Institute of Tecnology (MIT), desafia estudantes a desenvolverem projetos capazes de solucionar problemas. Mais de sete mil pessoas são esperadas no Grande Jamborre, que será realizado de 20 a 23 de outubro, em Paris. 
O projeto do iGEM UFMG-UFV, ainda em fase inicial, propõe novo método de tratamento para parasitoses, doenças endêmicas e negligenciadas que afetam as comunidades vulneráveis. A ideia é desenvolver probiótico geneticamente modificado para combater verminoses e desnutrição que atingem a população indígena da etnia Xakriabá, em São João das Missões, no Norte de Minas. A equipe se deslocará até o município mineiro para uma conversa com os caciques e familiares, visando uma troca entre os saberes tradicionais e científicos. Outro diferencial do projeto é ofertar cursos na área de biotecnologia e desenvolver ação social com profissionais da saúde nas comunidades indígenas de São João das Missões. 
Os testes serão feitos no Laboratório Idea Real, no Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da UFMG.
 
FONTE: REITORIA-CEDECOM - Assessoria de Imprensa
 
 
Link
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.