Brand-News Publicidade 1200x90
20/05/2022 às 16h05min - Atualizada em 20/05/2022 às 16h05min

Grupo Vocal Vivace vai apresentar o concerto especial “Ave-Maria”

FONTE E FOTO: Raquel Mantovani
c 
O Grupo Vocal Vivace vai apresentar neste domingo, dia 22 de maio, o concerto especial “Ave-Maria”, com as mais relevantes composições deste tema, desde o Barroco até o Modernismo. Serão duas apresentações - às 10h30, na Paróquia São Domingos; e às 18h30, na Igreja São Sebastião.  
 
O concerto contará com a participação de 25 cantores e de 5 músicos instrumentistas, com arranjos vocais a quatro e cinco vozes, criteriosamente elaborados. O apoio institucional é da Prefeitura de Poços de Caldas - Cultura Incentivo à Cultura. O incentivador cultural é o Palace Hotel.
 
O objetivo do projeto é levar ao grande público, nos espaços sacros, o repertório geralmente restrito às salas de concerto. Também, apresentar a diversidade de estilos que o tema inspira, oferecendo às pessoas a oportunidade de se sensibilizarem, através da magia da música, com a icônica oração - cuja presença é absolutamente marcante na história da humanidade, independente do credo religioso.
 
“Através de profícua pesquisa alusiva ao tema, chegamos ao conhecimento de cerca de 40 ´Ave-Marias´, dentre as quais selecionamos 10 mais expressivas com variados estilos, desde Bach-Gounot, passando por Shubert, Mascagni, Verdi, Caccini até o nosso grande mestre Villa-Lobos”, disse Raquel Mantovani, que assina a direção musical e regência. Já a direção de produção é da pianista Maria Inês Lobão. Elas dirigem a Vivace Movimento Artístico Musical.
 
A oração “Ave-Maria”, tal como a conhecemos hoje, é o resultado de um longo processo desde o período medieval. Como saudação angélica, sua primeira parte encontra-se no Evangelho de Lucas 1:28 e Lucas 1:42. Inicialmente, era usada somente na liturgia dos mosteiros e somente no ano 1.000 se tornou uma oração popular.
No séc. XV, através do Papa Piu V, a segunda parte foi incorporada e divulgada num breviário. A partir de então, os mais variados compositores fizeram uso desta oração como fonte inspiradora de suas obras, que atravessaram fronteiras e séculos, sempre presentes em grandes concertos internacionais.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.