20/05/2022 às 15h15min - Atualizada em 20/05/2022 às 15h15min
Novos pontos de coleta de lixo eletrônicos começam a funcionar
FONTE: G1 Sul de Minas
c
Pontos estão instalados no campus da PUC Minas de Poços de Caldas; verba obtida com a destinação dos resíduos será destinada para entidade de apoio a pacientes oncológicos
Poços de Caldas tem novos sete pontos de coleta de lixo eletrônico espalhados na cidade. A instalação foi feita por meio de uma iniciativa da PUC Minas em parceria com uma empresa de gerenciamento de resíduos sólidos, a Level Green Ambiental. Toda verba arrecadada com a destinação dos materiais arrecadados será destinada ao Grupo de Apoio e Assistência ao Paciente Oncológico (GAAPO).
Equipamentos que estão sem utilização - como placas de computadores, equipamentos antigos como videocassetes, computadores, toca fitas, DVDs, pilhas, entre outros -, são considerados lixo eletrônicos e podem ser destinados nos pontos de coleta por estudantes e toda comunidade.
“Lixo eletrônico nós costumamos dizer que é tudo aquilo que se liga na tomada, que é movido à bateria. Ele é 100% reciclável. Ele tem plástico, alumínio, as placas são ricas em metais preciosos como ouro, paládio, cádmium, bronze. Nós somos uma empresa que fazemos toda essa separação e destinamos para os locais corretos para fazer a separação e reciclagem dos materiais”, explicou Luiz Gustavo Martins Tassi, que é diretor da empresa de resíduos.
O diretor destacou que há materiais nos equipamentos eletrônicos sem uso que podem ajudar na preservação ao meio ambiente. É o caso, por exemplo, do ouro. Ele fica contido em pequena proporção em aparelhos e a reciclagem dele pode colaborar para evitar desmatamento.
“Quando a gente vai extrair, por exemplo, o ouro move-se montanhas de terra e montanhas de resíduos, desmatamentos. Sendo que nas gavetas de nossas casas têm muita coisa guardada. Estima-se que 3% do ouro do mundo está nas gavetas da população. Então, temos que ter essa conscientização e também quebrar paradigmas, que aquele material não serve mais. O correto é destinar para as empresas que fazem a reciclagem”, falou.
Todos os equipamentos levados aos pontos serão separados pela empresa e, posteriormente, destinados aos locais corretos em que é feita a reciclagem. A verba obtida neste processo será destinada ao GAAPO, para contribuir nas ações feitas pela entidade de apoio a pacientes oncológicos.
A destinação dos aparelhos pode ser feita de segunda a sexta-feira, no campus da PUC Minas em Poços de Caldas, das 7h às 22h. Aos sábados, os materiais podem ser levados aos pontos de coleta na universidade, das 7h às 17h.