17/05/2022 às 15h46min - Atualizada em 17/05/2022 às 15h46min

Promoção Social intensifica busca ativa das pessoas em situação de rua por conta das baixas temperaturas previstas para esta semana

FONTE E FOTO: Secretaria Municipal de Comunicação Social da Prefeitura de Poços de Caldas
c 
População pode ajudar participando da Campanha do Agasalho; saiba onde ficam os pontos de arrecadação
 
A Secretaria Municipal de Promoção Social vai intensificar o trabalho de abordagem e busca ativa da população em situação de rua na cidade por conta da onda de frio prevista para esta semana. A meta é que todas as pessoas sejam encaminhadas aos abrigos institucionais, pelo menos durante a noite, período em que o frio é mais intenso. De acordo com informações da Defesa Civil de Poços de Caldas, a frente fria deve chegar à região nesta terça-feira (17), estendendo-se até o dia 19 de maio. 
“A temperatura mínima deve chegar aos 2 graus, mas a sensação térmica pode ser menor”, alerta o coordenador da Defesa Civil, Mauro Barbosa Filho. Por isso, a partir da terça-feira (17), o trabalho das equipes de Abordagem Social será intensificado, especialmente durante as madrugadas. “As buscas ativas serão intensificadas no sentido de sensibilização e acolhimento”, informa o secretário municipal de Promoção Social, Carlos Almeida
 
O Serviço de Abordagem Social é o responsável pelo atendimento da população em situação de rua e funciona 24 horas por dia. As equipes abordam as pessoas nas ruas, na tentativa de convencê-las a aceitar o acolhimento. Quando a resposta é positiva, a pessoa em situação de rua é levada a um dos abrigos institucionais parceiros da Secretaria Municipal de Promoção Social, onde é possível contar com higienização, alimentação, roupas e local adequado para dormir.
Hoje, o município trabalha em colaboração com duas casas de passagem e dois abrigos permanentes. “O serviço é oferecido, mas a adesão é voluntária, ou seja, depende da pessoa em situação de rua aceitar ou não. Com o frio, as equipes utilizam todas as estratégias de convencimento para que, pelo menos, as pessoas pernoitem nos abrigos institucionais”, destaca o secretário Carlos Almeida.
 
COMO AJUDAR? - A população pode ajudar acionando a equipe de abordagem pelos telefones 156 e 3697-2645 para que as equipes de Abordagem Social se desloquem até os locais onde há pessoas em situação de rua. 
Outra maneira de ajudar é participar da Campanha do Agasalho 2022, doando roupas masculinas, femininas e infantis, cobertores, roupas de cama, meias, gorros, sapatos e toalhas, em bom estado de conservação.
 
As doações podem ser entregues nos seguintes pontos de arrecadação:
. Secretaria de Promoção Social (Av. Mansur Frayha, s/nº - prédio anexo ao Terminal Rodoviário)
. Associação Atlética Caldense (Rua Pernambuco, 935 - Centro)
. Restaurante Popular (Av. Francisco Salles, 935 - Centro)
. Coopoços (Rua Rio Grande do Norte, 75 - Centro)
. Oliveira Gás (Av. Antônio Togni, 2665 - Vila Togni)

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.