17/02/2021 às 15h00min - Atualizada em 17/02/2021 às 15h00min

Poços firma tratado para Cidade Inteligente

FONTE: Secretaria Municipal de Comunicação Social da Prefeitura de Poços de Caldas
A Prefeitura Municipal de Poços de Caldas, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, e mais sete instituições públicas, privadas e do terceiro setor do município realizam nesta quinta-feira, 18, um encontro de apresentação de projetos em andamento alinhados com inovação, tecnologia e que busquem construir uma cidade mais inteligente. Na ocasião, também será firmado um tratado entre as instituições se comprometendo pela busca desse objetivo. O evento é um desdobramento de diversas ações iniciadas em 2019, pelo movimento Poços Cidade Inteligente, da ONG 101 líderes.
Compondo o grupo, além do poder executivo municipal, estão os membros do Conselho Municipal de Inovação, Ciências e Tecnologia, IFSULDEMINAS, PUC Minas, Unifal, ONG 101 Líderes, Rotary Club, Alcoa Foundation e o Sebrae. Seguindo as diretrizes do protocolo Covid-19, os convites foram restritos às instituições.
 
PROJETOS - Entre os projetos apresentados estão o Plano Municipal de Inovação, Ciências e Tecnologia; o cerco eletrônico integrado, com câmeras inteligentes e uma central de monitoramento conjunto; o mapeamento e digitalização da zona rural, compartilhado com a patrulha rural; a gestão de frota da Prefeitura com monitoramento em tempo real de operadores, trajetos, consumo dos veículos; a hora da coleta, com um sistema inteligente de alerta ao cidadão sobre o horário de retirar o lixo; o APP do cidadão, com todos os serviços públicos integrados, entre outros.
Além deles, será anunciado um novo sistema de análise de indicadores, disponibilizado pela 101 Líderes, que mapeia e classifica diversos indicadores municipais nas áreas de urbanismo, meio ambiente, energia, governança, saúde, segurança, empreendedorismo, tecnologia e inovação, educação e mobilidade, além de sugerir soluções inovadoras e já em execução em outras cidades do Brasil e do mundo.
“Esse grande banco de dados e soluções irá auxiliar o poder público, bem como empresas e o terceiro setor, em suas estratégias organizacionais que busquem mais modernidade e eficiência para nossa cidade. É um grande momento para Poços se destacar como uma cidade mais inteligente”, pontua o presidente da ONG 101 Líderes, Wagner Fernando.
 
PLANEJAMENTO - Também serão discutidos projetos ainda em fase de planejamento, mas que estão nos objetivos do grupo, como uma incubadora de empresas de base tecnológica; o parque tecnológico; o centro de inovação e tecnologia, a ser criado como um espaço de co-working público, com fomento do empreendedorismo e inovação, além de eventos de tecnologia e inovação, aos moldes do Hack Town.
“Criar as bases de uma cidade mais inteligente, conectada e inovadora é o caminho para o futuro. Com o Conselho de Inovação, Ciências e Tecnologia, Poços montou um Dream Time de especialistas que possuem todas as condições de pavimentar esse caminho para um novo ciclo de desenvolvimento para o município”, analisa o atual secretário Thiago Mariano (foto), à frente da SEDET - Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho de Poços de Caldas.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Precisa de ajuda?
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp