Brand-News Publicidade 1200x90
16/05/2022 às 15h27min - Atualizada em 16/05/2022 às 15h27min

Diabetes causa fraqueza? Entenda!

FONTE: Fabiano de Abreu - [email protected] - FOTOS: Divulgação / MF Press Global
C 
Médico cardiologista Dr. Roberto Yano explica os sintomas provocados pela doença; um deles é a redução do apetite sexual

O Brasil é o 5º país com mais incidência de diabetes no mundo segundo o Ministério da Saúde, totalizando 16,8 milhões de doentes adultos (20 a 79 anos), perdendo apenas para China, Índia, Estados Unidos e Paquistão. A doença exige acompanhamento médico e geralmente terapia medicamentosa, com o objetivo de controlar os níveis de glicemia e reduzir os sintomas, dentre eles, a fraqueza, sede e fome excessivas, perda de peso e alterações visuais.
 
“Quanto mais descompensado o quadro do paciente, mais evidentes tornam-se os sintomas e os males provocados pela doença. O diabetes dificulta a utilização de açúcar (glicose) pelas células. A quantidade de glicose no sangue aumenta, mas a concentração dentro das células fica reduzida, provocando fadiga, cansaço, entre outros sintomas”,
explica o médico cardiologista especialista em Estimulação Cardíaca Artificial pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular e Associação Médica Brasileira (AMB). Dr. Roberto Yano (foto). Os pacientes também relatam sede anormal e boca seca.


Outro sintoma provocado pelo diabetes é a redução do apetite sexual. “Isso ocorre devido ao processo de aterosclerose provocada pela doença, isto é, um estreitamento das artérias que reduz a circulação sanguínea, inclusive das artérias que irrigam nosso órgão sexual”, informa o Dr. Roberto Yano. “Essa redução da circulação também diminui a sensibilidade, devido a destruição dos pequenos vasos que irrigam os nervos periféricos”, adverte o especialista em cardiologia.

Entretanto, nem toda fraqueza muscular é sinal de diabetes. Outras patologias, como deficiências nutricionais e hipotireoidismo, também ocasionam sintomas como fraqueza. Portanto, é imprescindível realizar acompanhamento médico para diagnosticar e tratar a doença, reduzindo os sintomas e promovendo a melhoria na qualidade de vida dos pacientes.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.