Brand-News Publicidade 1200x90
18/05/2022 às 15h23min - Atualizada em 18/05/2022 às 15h23min

GFNY Bento Gonçalves oportuniza união de esporte e turismo na Serra Gaúcha

FONTE: Viviane Somacal - Exata Comunicação - FOTOS: Divulgação
Prova será realizada no dia 16 de outubro, em Bento Gonçalves, do Rio Grande do Sul Foto: Divulgação GFNY
C 
Prova internacional de resistência de pedal será disputada em Bento Gonçalves, com passagem por outros cinco municípios
 
Os terrenos geograficamente acidentados da Serra Gaúcha são um desafio para quem gosta de testar os limites do corpo com a prática de esportes de aventura. Palco de obstáculos naturais para os atletas, a região tem nesses cenários, ao mesmo tempo deslumbrantes, um dos convites para os turistas desembarcarem por essas terras. A prova ciclística GranFondo New York (GFNY), que ganha edição no Brasil em Bento Gonçalves, dia 16 de outubro, combina esporte e turismo num único evento na charmosa microrregião Uva e Vinho do Rio Grande do Sul.
 
O percurso do GFNY Bento Gonçalves cruza seis municípios da Serra, onde estão localizadas algumas das principais vinícolas brasileiras. Além de Bento Gonçalves (ponto de largada e chegada do circuito), principal destino enoturístico do país, a prova passará por Monte Belo do Sul, Santa Tereza, Garibaldi, Carlos Barbosa e Farroupilha. Em cada um desses municípios, todos colonizados por imigrantes italianos, são evidentes os traços culturais e costumes herdados desse povo europeu, responsável por legar a herança vitícola da região. Assim como belezas e particularidades que fornecem um recorte panorâmico geral da região.
 
Inscrições e mais informações no site
 
Conheça uma pouco mais sobre cada um dos municípios e explore alguns de seus atrativos enquanto estiver acompanhando a GFNY na Serra Gaúcha
 
SANTA TEREZA - Pequeno município às margens do Rio Taquari e um dos de menor altitude da região Uva e Vinho - apenas 87 metros - por se encontrar em um vale, Santa Tereza se destaca pela preservação de seu casario. Ao todo, são 25 casas de madeira e de alvenaria construídas nos séculos 19 e 20, tombadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).
Andar por ali é revistar um passado ainda evidente nas construções e no jeito de vilarejo do lugar, onde residem menos de 2 mil pessoas. Ponto de desembarque dos imigrantes que chegavam da Europa pela facilidade do transporte fluvial, o município concentra seus atrativos na área central, o que permite conhecer tudo por ali da melhor maneira, caminhando de uma casa centenária a outra e ainda contemplando a beleza natural das montanhas que rodeiam o lugarejo.
 
MONTE BELO DO SUL - Ao contrário da vizinha Santa Tereza, Monte Belo do Sul está localizada a 645 metros de altitude, sendo um mirante para as paisagens que circundam a pequena cidade, como os deslumbrantes vales dos Vinhedos e Aurora. Por si só, esse aspecto já é um convite turístico, mas há muito mais. A bela Igreja Matriz São Francisco de Assis, com suas torres gêmeas de 65 metros de altura, e o mirante localizado próximo ao pórtico da entrada do pórtico municipal, são visitas obrigatórias.
Praticamente tudo em Monte Belo gira em torno do cultivo da uva. A cidadezinha de menos de 3 mil habitantes é o maior produtor de uvas per capita da América Latina. A cidade também se destaca pelo cultivo das heranças da imigração italiana - praticamente todos falam o talian por ali, uma língua nascida justamente da presença desse povo na região -, pelas vinícolas familiares e pela gastronomia, tanto típica quanto pela atualizada a partir dessa.
 
CARLOS BARBOSA - A cidade é conhecida nacionalmente por seu time de futebol de salão, a multicampeã ACBF, e também por abrigar uma das maiores empresas fabricantes de utensílios domésticos e de ferramentas do mundo, a Tramontina. A cidade, de cerca de 30 mil habitantes, tem entre seus atrativos o Parque da Estação, que abriga o antigo prédio da Estação Ferroviária, de 1909. Localizado no coração do município, o espaço contempla áreas de descanso e um anfiteatro, sendo palco para atividades do município, como a decoração natalina. Carlos Barbosa, também famosa pela produção de laticínios, é tanto o destino para quem sai de Bento Gonçalves de Maria Fumaça, trem a vapor que também visita Garibaldi no percurso, como o ponto de partida para percorrer o caminho de volta.

GARIBALDI - A charmosa Capital Brasileira do Espumante guarda em suas ruas centrais a aura de uma Garibaldi elegante de fins do século 19 e início do século 20 que segue demonstrando seu esplendor arquitetônico nos dias de hoje. O conjunto de mais de 30 construções icônicas localizadas na antológica Rua Buarque de Macedo, que ligava Montenegro a Lagoa Vermelha, e ruas adjacentes resplandece a história e o desenvolvimento do município. Já que está no Centro, aproveite e suba até a Ermida Nossa Senhora de Fátima, vai rua Júlio de Castilhos, e aprecie a vista da cidade do alto. Garibaldi tem muitas histórias, e a mais famosa delas é que foi no município que o primeiro espumante em solo brasileiro foi elaborado, em 1913. Para brindar o feito, a cidade mantém um roteiro dedicado à sua bebida símbolo, a Rota dos Espumantes, com mais de 15 vinícolas envolvidas.
 
FARROUPILHA - Município considerado o Berço da Imigração Italiana no Rio Grande do Sul, Farroupilha hoje é festejada por seu turismo religioso evocado pelo templo em honra a Nossa Senhora de Caravaggio e pelo turismo de compras nos shoppings dedicados a dar vazão à grande produção de suas malharias. Além do santuário, distante cerca de 8 km do Centro, Farroupilha tem na área central uma de suas maiores atrações, o Parque dos Pinheiros. Espécie de pulmão verde do município, o lugar é um ótimo recanto para uma caminhada, para curtir uma folga ou para observar as araucárias e os patos a se refestelarem no lago. Outro atrativo natural de Farroupilha é o Salto Ventoso, distante 12 km do Centro, na Linha Müller. A cascata com uma queda d'água de 55 metros, cujo diferencial é poder caminhar por trás dela através de uma passarela, já foi cenário de filmes como "O Quatrilho", que concorreu ao Oscar. Para entrar no parque, é preciso pagar (R$ 10).
 
BENTO GONÇALVES - A cidade é o principal destino enoturístico do país, concentrando inúmeras vinícolas em diversos roteiros, entre eles o Vale dos Vinhedos, o mais conhecido, mas não o único. Explorar vinícolas também em outros distritos, como os belíssimos Faria Lemos e Tuiuty, além de São Pedro - lar do também turístico Caminhos de Pedra -, é uma das pedidas para desvendar o porquê de a cidade ser reconhecida como a Capital Brasileira do Vinho. Na cidade, é impossível não conhecer a Pipa Pórtico, que imita uma gigantesca pipa de 17 metros de altura e convida o visitante a entrar no mundo do vinho. Pertinho dela também fica a Estação Férrea, de onde a Maria Fumaça parte para um passeio ao passado, conduzindo turistas num trem a vapor. Bento também é pródiga em paisagens naturais. Além de seus parreirais, que se espalham por diversos pontos, o mirante do Vale da Ferradura, às margens do Rio das Antas, é outro atrativo, que logo conduz a outro, a ponte Ernesto Dornelles. A famosa ponte dos arcos marca a divisa com Veranópolis. A estrutura é uma das maiores do mundo em arcos paralelos suspensos, com vão livre de 186 metros. De volta à cidade, visite a Igreja Santo Antônio, no Centro. Ela está de pé desde 1884, testemunhando praticamente a história inteira da cidade. Por ali, caminhe até a Via del Vino, marco zero da cidade e lar da prefeitura, instalada num belíssimo prédio datado de 1901.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.