12/05/2022 às 15h46min - Atualizada em 12/05/2022 às 15h46min

Dia Internacional da Enfermagem: conheça diversas áreas de atuação dos profissionais

FONTE E FOTO: Ideal H+K Strategies
c 
O 12 de maio foi instituído como Dia Internacional da Enfermagem em homenagem ao nascimento de Florence Nigthingale, em 1820, considerada pioneira da enfermagem moderna. No Brasil, a celebração também homenageia Ana Néri, primeira mulher a se alistar voluntariamente em combates militares. Nos dias atuais, o mercado de trabalho para o profissional de saúde está passando por avanços significativos. Este fato não se deve apenas à pandemia do coronavírus, mas sobretudo porque a categoria está ampliando suas áreas de atuação. 
 
“A data é uma oportunidade para o reconhecimento destes profissionais no enfrentamento às mais diversas enfermidades, especialmente nestes últimos anos que foram desafiadores para a área da saúde. E uma oportunidade de mostrar que a enfermagem têm investido em conhecimento científico e consequentemente possibilitando um melhor atendimento e cuidado ao paciente”, diz a coordenadora do curso de Enfermagem da Faculdade Pitágoras, Lívia Conegundes.
 
Atualmente, os enfermeiros têm possibilidades de desenvolver atividades com assistência direta ao paciente, docência, gestão hospitalar, pesquisa, empreendedorismo, entre outros. A Organização Mundial da Saúde estima que até 2030 o mundo tenha uma necessidade de nove milhões de enfermeiros para atingir a meta de cobertura universal da saúde.
A docente da Pitágoras fala sobre o cenário atual para os futuros formandos. “Neste momento os futuros profissionais da enfermagem irão encontrar um mercado bastante favorável, com diversas oportunidades. Mas é preciso ter em mente que as vagas disponíveis valorizam conhecimento científico, empatia, proatividade e excelência no cuidado”, orienta docente.
 
O enfermeiro é um profissional muito requisitado em diversas instituições de saúde, como hospitais, clínicas médicas, postos de saúde, laboratórios. Além destas, conheça outras áreas em que um enfermeiro pode atuar:
Hospitalar: atua em diversas instituições de saúde públicas e privadas ao lado de médicos, prestando os primeiros socorros a pacientes, acompanhando o quadro geral dos pacientes internados, coordena os técnicos e os auxiliares de enfermagem, entre outras funções.
Auditor: verifica no prontuário do paciente as informações, anotações, condutas e uso de insumos durante a assistência, seja em clínica, hospital ou no atendimento domiciliar.
Geriátrica: profissional especializado no atendimento de pessoas idosas. Pode trabalhar em hospitais, clínicas de repouso e asilos. Também presta atendimento domiciliar.
Emergencial: atua em prontos-socorros e unidades de atendimento de urgência e emergência.
Cirúrgica: auxilia médicos durante cirurgias. O enfermeiro prepara os pacientes, explica os procedimentos, testa os equipamentos que serão utilizados, esteriliza os instrumentos, sendo responsável também pelos procedimentos pós-operatórios.
Obstetrícia: cuida de gestantes, puérperas em período de amamentação, oferecendo um atendimento integral voltada à parte técnica e psicológica. Atua e auxilia médicos durante todo o acompanhamento pré-natal, o parto e pós-parto.
Resgate: atende vítimas no local de acidentes ou calamidades. Integra equipes de salvamento para prestar os primeiros socorros, analisar as condições dos pacientes e transportá-los de maneira segura até um hospital.
Home Care: avalia a condição do domicílio do paciente para o atendimento. Planeja o atendimento do paciente com base em suas necessidades e capacita os cuidadores do paciente para realizar o tratamento correspondente.
Perfusionista: coordena e administra as atividades do serviço de perfusão, executa a circulação do sangue e sua oxigenação extracorpórea, monitora as pressões arteriais e venosas, dentre outras funções.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Precisa de ajuda?
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp