11/05/2022 às 15h26min - Atualizada em 11/05/2022 às 15h26min

Viagem com segurança: saiba como evitar golpes na hora de comprar a passagem aérea

FONTE E FOTO: Experta Medica - Jéssica Nayara
C 
Aprenda dicas fundamentais para comprar passagens de forma segura
 
O Brasil é um dos países onde mais acontecem golpes na compra de passagens aéreas. Pesquisa feita pela Associação Internacional de Transporte Aéreo, em 2019, revelou que naquele ano o país liderou o ranking das nações onde mais ocorreram fraudes. De todas registradas, metade aconteceram no Estado brasileiro. 
A maioria dos golpes surge através de anúncios, sites e perfis falsos na internet, e muitas vezes são portas de entrada para clonagem de cartões de crédito. Apenas no segundo trimestre de 2021, as tentativas de fraude online no setor de viagens aumentaram 255% em relação ao ano anterior. 
 
Geralmente, os criminosos chamam atenção do consumidor ao oferecerem descontos muito chamativos e dão como única opção de pagamento o depósito bancário. “Desconfie de descontos expressivos para pagamento via Pix. Faça uma pesquisa de mercado dos preços das passagens para o destino desejado e use os sites de companhias aéreas, de agências de viagens e portais de comparação de preços”, recomenda Orsini Nascimento, proprietário da CAPO Viagens, plataforma de viagens especialista em milhas e passagens aéreas. 
Além disso, Orsini chama atenção para detalhes importantes. “O cliente deve verificar se o número com o que está conversando é o mesmo que está na página oficial da empresa. Esta precisa ter verificação de segurança e ser a mesma do Reclame Aqui”, ressalta. O certificado de segurança, como o SSL, é mais uma forma de verificar se o site é seguro ou não. 
O dono da CAPO Viagens destaca, ainda, outros pontos para se atentar ao comprar passagens. “Verifique se os dados do CNPJ da empresa batem com o site. Vale a pena conferir se a empresa ou o profissional está registrado junto ao Cadastur”, aconselha. 
 
Para garantir uma compra tranquila, a CAPO Viagens desenvolveu um sistema antifraude próprio capaz de evitar que a empresa tome golpes através de cartões clonados, por meio da análise do comportamento do cliente no site e outros dados sobre ele, como o Score no Serasa. 
Eles desenvolveram, também, outro sistema que verifica anúncios falsos na internet utilizando o nome da CAPO. A partir disso, eles fazem denúncias nas respectivas redes sociais para prevenir golpes em terceiros. 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Precisa de ajuda?
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp